domingo, 1 de outubro de 2017

Dia De Votações | Espanha Vs Portugal

Não consigo entender como a violêecia comanda cada vez mais o mundo. E quase sempre, quando há violência, o que encontramos por trás? Politica, sede de poder, religião, futebol, ganancia, vingança. Desta vez é a politica que nos faz chegar noticias de mais violência, no país vizinho, mais precisamente em Barcelona.

“Há 337 pessoas feridas ou com contusões. Pedimos aos feridos que façam uma denúncia junto dos Mossos d’Esquadra (polícia regional)“, declarou em conferência de imprensa o porta-voz da Generalitat, Jordi Turull. -  podemos ver escrito nesta noticia do Observador. Pessoas que, maioritariamente, esperavam nas filas para poder votar no referendo sobre a independência da Catalunha, que está a abalar toda a Espanha. Votar é um direito, votar é um dever, não deixar que decidam por nós, não deixar escapar a oportunidade de dizermos "Eu também tenho opinião!" não devia gerar violência.


Também hoje, por território nacional, é dia de ir às urnas, de forma bem mais calma e serena, exercer o nosso direito, o nosso dever, nas eleições autárquicas. O ambiente entre um país e outro é bem diferente, até porque são eleições muito diferentes mas TODOS devem poder expressar a sua vontade, sem fanatismos, sem violência, sem baixo nível.

5 comentários:

  1. Já vivi em barcelona. Tenho amigos de lá. E a Catalunha reúne toda a grande indústria espanhola. Eles estão a suportar o resto da Espanha. É injusto pra os catalães. Mas não é justo para o resto da Espanha eles querem deixar de ser Espanha. Não sei.. só sei que acho que violência não leva a nada.. já não estamos na idade média onde era literalmente preciso conquistar territórios...


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Toda esta situação é surreal, porque, lá está, a violência não é resposta. Nem tenho palavras!

    ResponderEliminar
  3. É um direito e dever e em Portugal a abstenção é enorme e toda a gente se queixa (mesmo sem ter votado), lá querem votar e não deixam... enfim...

    ResponderEliminar
  4. Em Espanha pessoas a quererem votar e não puderem, em Portugal, pessoas a não quererem votar com o argumento de que "não muda nada".

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho os meus cunhados a viver em Barcelona e realmente a situação não está fácil e é para continuar. Eles querem a independência há anos e Madrid não lhe quer dar isso porque vai perder com o "negócio", por isso, este cenário já se esperava, há até quem fale da possibilidade de vir a haver uma guerra civil, é um exagero, mas depois do dia de ontem, não me parece descabido, infelizmente, porque nestas coisas quem sofre é sempre quem não tem culpa de nada.

    ResponderEliminar