terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Livros | Segredos Para Um Final Feliz

Ter uma irmã a trabalhar numa livraria, significa ter alguns privilégios no que toca em aquisição de livros. Sabe sempre dizer-me que novidades andam aí, que novas histórias andam no ar, etc, etc. Mas quando essa irmã está de baixa há uma eternidade por licença de maternidade, significa que se queres um livro... vais ter mesmo que te desenrascar.


E foi o que fiz. Numa ida ao Continente, passei (como sempre) na parte dos livros e vi lá uma data deles com bons descontos. Com a minha irmã de baixa e com o último livro do Outlander lido, eu tinha de vasculhar aqueles livros em promoção e foi assim que trouxe o "Segredos para um final feliz" da autora Lucy Dillon, de quem nunca li nada. Só li a parte de trás e pareceu-me aquele romancezinho leve, leve; o ideal para quem tinha estado a ler mais de 1000 páginas. 

"Segredos para um final feliz" conta-nos a história de Michelle e Anna, duas amigas muito diferentes que o destino quis juntar, de forma a que se podessem amparar uma à outra nos fracassos mas também nas vitórias. Empreendedora e focada no trabalho, Michelle, dona de uma loja de decoração decide abrir uma outra loja, em que tem muito pouca fé: uma livraria. Anna, uma sonhadora nata e absolutamente louca por livros, é convidada a gerir essa mesma livraria, dando-lhe uma vida que Michelle nunca pensou, acabando por ser palco de novos amores, escapes e até de corações partidos. Mas ambas precisam de mais do que resolução laboral... Michelle tem os fantasmas do passado para enfrentar (e um que não a larga nem por nada, o ex-marido) e a alegre Anna tem de lidar com três enteadas adolescentes, quando a única coisa que a move é gerar o seu próprio filho.

Começo por dizer que a escrita nada tem de especial, Ou seja, não é a escrita que nos prende à história. A história em si também não é muito complexa mas são os pormenores que lhe dão vida. Pessoalmente, o livro acabou por me cativar e diria até, despertar para algo que nunca me tinha apercebido: eu orgulho-me mesmo de gostar de ler! Gosto do objeto em si. Já me tinha apercebido - obviamente - que aprecio o ato de folhear, levar o livro para todo o lado quando sei que vou ter tempos mortos. Mas nunca me tinha dado à conta de como é verdade de que gosto de passar sempre por onde se vendem livros, ver o que está a ser vendido. 



Ainda me recordo quando foi o boom da Fnac, que a malta virava para um lado para ir ouvir música... e eu automaticamente começava o meu passeio pela Fnac pelo lado oposto: o lado dos livros! E que bom que é gostar de livros! Tal como a personagem Anna, quando ouço alguém dizer "Eu não leio", automaticamente arranjo um livro da minha estante para sugerir à pessoa em questão. O meu maior "desgosto" é ainda não ter conseguido com que o meu namorado lesse um livro... quando o conheci, impingi logo "A lua de Joana" [sempre tão atual e tão simples] que ficou no cacifo da Força Aérea meses até ele confessar que só conseguiu ler metade. 

Da mesma maneira que também sinto uma ligeira vergonha por confessar que este ano só li quatro livros. De ano para ano eu comprometo-me sempre a ler mais livros... mas nem sempre dá e já ter lido quatro, já é muito bom. 

Vamos ver que livros farão parte do meu dia-a-dia e imaginário para o ano!

5 comentários:

  1. Eu adoro ler só tenho pena de não conseguir arranjar tempo para tudo. Por acaso o primeiro local que passo quando vou à fnac é a zona dos livros :b
    Parece bastante interessante o livro, às vezes os pormenores fazem a diferença :D

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE

    ResponderEliminar
  2. Estava mesmo a gostar de ler este post e a pensar "fogo, ao tempo que não leio assim um romancezinho leve" e depois li a palavra "folhear" e fiquei tão feliz, porque és das pessoas que sabe distinguir folhear de desfolhar =D 10 pontos para ti e para este post!

    Também digo todos os anos que vou ler mais e este ano devo ter lido uns 6 ou 7, mas ainda ando longe do meu objectivo =x precisamos dum desafio de leitura para a blogosfera =P (e, só para acabar, eu também ia sempre para o lado dos livros na Fnac hehe)

    ResponderEliminar
  3. O meu verdadeiro gosto pela leitura surgiu tarde, mas desde então que não me largou! Adoro perder-me num bom livro, acho que é tempo ganho :)

    ResponderEliminar
  4. Este ano apenas li o Siddharta (isto por o ano foi ocupado a estudar um livro demasiado técnico) e estou a ler o Guerra e PAz do Tolstoi (um bocado pesado, mas estou a gostar).
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  5. Eu ando mesmo muito baldas no que a leituras diz respeito, tenho cá em casa o Diário de Anne Frank há mais de duas semanas e ainda nem o abri...

    ResponderEliminar