segunda-feira, 5 de setembro de 2016

7# DICAS | Manual para sobreviver ao regresso às aulas

Lamento meus amigos, não há como fugir; as férias acabaram-se, foquem-se agora no que vem aí, que é, nada mais, nada menos que mais um ano letivo. Aquilo que hoje vos trago são pequenas mas eficientes dicas para que te sintas preparado para começar. Mas começo com dicas para os adultos!

Pais:

1 - É preciso ter sempre de lado o saldo necessário para esta altura do ano e ter em atenção que o dinheiro para os livros não é tudo; existe o material escolar e ainda roupa ou ténis para as aulas de educação física. Poupar e gerir a vossa carteira para este momento é essencial!

2 - Apesar de saberem que terão de comprar muita coisa, verifiquem antes o que podem reciclar porque com certeza irão encontrar muita coisa e só depois disso, façam a lista do que é necessário.

3 - Porque não fazer um "contrato" com os vossos filhos? Estabeleçam um valor que querem gastar em material escolar; se ele quiser uns ténis mais caros, a mochila terá que ser mais barata, por exemplo, de forma a que consigam não sair do valor estipulado!

4 - Não deixem tudo para a última da hora, a palavra descontos ou saldos deve fazer parte do vosso vocabulário porque fará a diferença, principalmente na hora da compra dos livros escolares! Se o orçamento for mais pequeno, existe a opção de obter livros usados e poderão saber mais aqui.

5 - Não deixem de criar horários ou rotinas para os vossos filhos; é importante que saibam as horas de brincar e as horas de estudar, assim como a hora de ir dormir!  

6 - A vida adulta é muito complicada, nem todos temos horários laborais fáceis mas pais, esta dica é super importante: tenham tempo para os vossos filhos!

Filhos:

1 - Agora que os teus pais já têm tudo pronto e comprado, organiza o teu material escolar. Coloca etiquetas no caderno ou divide o dossier por pastas e se gostas de dormir aqueles cinco minutos a mais de manhã (que fazem toda a diferença ahahah), deixa tudo organizado antes de dormir!

2 - Vais regressar para a antiga turma, rever os amigos e a tentação de contar tudo o que se passou nas férias é muita mas contem essa excitação para os intervalos. Vais ter professores novos, causa um bom primeiro impacto!

3 - Se pelo contrário, vais para uma escola nova onde ainda não tens amigos, faz um processo de mentalização de que já passaste por aquilo e sobreviveste! Tudo vai acontecer naturalmente, basta que sejas tu própria!

4 - Voltar ao ritmo escolar nem sempre é fácil mas organiza o teu tempo; cria um horário de forma a perceberes onde podes encaixar aquela aula de natação, mais o tempo para estudares e ainda poderes estar com os teus amigos!

5 - Os trabalhos de grupo vão começar a surgir a qualquer momento e agora, mais que nunca, tens acesso a milhares de informação online. Usa a tecnologia a teu favor! Dar a entender que tens uma vida perfeita e milhares de seguidores nas Redes Socias não trás boas notas a ninguém...

6 - Provavelmente não tens noção do que os teus pais gastaram para te poder dar todas as ferramentas para começar em grande este ano escolar mas acredita que é mesmo muito e se isso for um fator para te esforçares, utiliza-o sempre que não tiveres vontade de estudar ou de ir às aulas! O seu sacrifício requer frutos e só tu poderás dar!


Pode não ser nada que não saibam mas não custa reforçar! 
Espero que tenham gostado destas 12 dicas! :)

3 comentários:

  1. Todas dicas muito importantes :)
    Boa :)

    ResponderEliminar
  2. Muito boas dicas e gostei de como fizeste o post para os pais e para os filhos :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tenho saudades do tempo de regresso às aulas (onde isso já vai!!!).

    ResponderEliminar