domingo, 25 de setembro de 2016

2# Roteiro para cinco dias em S. Miguel

Muitas pessoas me perguntaram onde ficámos hospedados por isso começo este post por vos dizer que a nossa estadia foi no Hotel Vip Executive, em Ponta Delgada. Basicamente só usámos o Hotel para dormir e tomar banho porque de resto estávamos sempre a absorver tudo o que podíamos do que esta ilha tem para dar. No dia seguinte acordámos bem cedinho, tomamos o pequeno-almoço na varanda e seguimos para mais um dia de descobertas. Vamos a isso?

Segundo dia

1 - Miradouro Lagoa do Fogo

A viagem para chegar a este miradouro é sempre, sempre a subir pois a Lagoa do Fogo é a mais alta da ilha (575 metros) e a segunda maior. Este miradouro foi dos meus preferidos porque há uma paleta de cores indescritíveis! Esta manhã foi a única que apanhámos com mais nuvens mas ainda assim, conseguimos ver tudo perfeitamente bem! 


2 - Caldeira Velha

Com calções de banho e biquíni na mochila a nossa próxima paragem foi o Parque Natural Caldeira Velha onde para além de todo o verde à nossa volta, pudemos mergulhar em piscinas naturalmente quentes (a primeira a 37 graus e a segunda a 27 graus).

[Nota: A entrada tem um valor de dois euros e lá dentro encontrarão vestuários para se trocarem.]


3 - Ribeira Grande

As águas quentes abriram-nos o apetite e seguimos para o Restaurante - Associação Agrícola de S. Miguel, onde foi-nos aconselhado a fazer uma refeição (e experimentamos o vinho da casa) e aproveitámos para visitar Ribeira Grande

[Nota: Se não quiserem arriscar de não ter mesa no restaurante, vão cedinho ou façam reserva.]


4 - Miradouro de Santa Iria

Quando chegámos ao Miradouro de Santa Iria encontrámos mais um lugar esplêndido (e um céu já quase sem nuvens)!


5 - Plantação de Chá Gorreana

É a mais antiga (de 1883) e de momento a única plantação de chá Gorreana na Europa e nós fomos visitá-la. Consegue ver-se todo o processo da produção do chá e no fim ainda podemos experimentar, quer na versão quente quer na versão fria. Cometi o erro, por causa do calor, de querer experimentar o chá frio e apesar de ser muito bom, não foi a melhor ideia para quem estava em plena digestão!


6 - Miradouro do Salto da Farinha

Ponham no GPS Salga e rumem ao encontro de mais miradouros. Ao parar o carro no Miradouro do Salto da Farinha vemos que mais há mais um miradouro mais á frente, o Miradouro da Pedra dos Estorninhos mas como o meu estômago não estava nas melhores condições (devido ao chá) só o meu namorado foi até lá. No Miradouro Salto da Farinha vão encontrar uma rua com inclinação bastante acentuada de cerca de 500 metros onde, ao descer, encontrarão uma cascata (a rocha estava lá realmente mas ao que parece no verão a água desaparece).

[Nota: O meu namorado é aventureiro (não, ele é somente maluco) e fizemos essa rua de carro mas se o piso estiver molhado, não pensem duas vezes e façam o caminho a pé, pode ser perigoso!]


7 - Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

A 5km de Salga vão encontrar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões (outras das coisas que mais gostei de ver apesar da barriga continuar a chatear-me) onde efetivamente vão poder ver finalmente uma cascata com água!

[Nota: Poderão ainda encontrar um jardim, antigos moinhos de água e um café para poderem relaxar neste belo local.]


8 - Lagoa do Congro

Já que o sol ainda aquecia e eu me sentia com mais forças, decidimos avançar para mais uma lagoa onde seguimos até já não ser possível avançar mais com o carro; apesar de a maioria dos lugares ter boas estradas, este foi o primeiro lugar em que tivemos um piso um tanto ou quanto mau.

[Nota: Vão encontrar uma placa a dizer Lagoa do Congro e um caminho de terra, podem avançar até à segunda placa e aí sim parar o carro.]

Seguiu-se um caminho no meio da floresta com bastantes obstáculos de cerca de 300 metros mas o que vimos compensou-nos inteiramente. Água cristalina, calma... um lugar arrebatador sem qualquer sombra de dúvida! 



9 - Miradouro do Pico do ferro

Neste lugar temos vista para a Lagoa das Furnas e para as Caldeiras das Furnas onde se faz o cozido à Portuguesa (em fornos naturais gerados pela atividade vulcânica). 


[Nota: Se quiserem experimentar o cozido das Furnas convém ligar para o restaurante no dia anterior, tal como nós fizemos.]

10 - Poça da Dona Beija

Por esta altura o céu já estava a ficar escuro e já que íamos chegar ao Hotel mesmo de noite decidimos, antes do dia ser dado por concluído, experimentar algo de novo: água das furnas durante a noite na Poça da Dona Beija. E posso dizer que foi maravilhoso porque o céu estava limpo, só havia lua cheia e estrelas! A água é efetivamente extremamente quente -  estamos a falar de 39 graus - e mal conseguíamos estar lá dentro!


[Nota: A entrada custa quatro euros, o horário de funcionamento vai até às 23 horas e há vestuários para poderem trocar de roupa (biquíni velho que a água é ferruginosa) mas paga-se para tomar banho.]

Saímos a morrer de calor e de fome e petiscámos ali mesmo no estacionamento (convém terem sempre água e comida convosco) acabando por chegar ao hotel já passava das 22 horas. 

Tempo de descansar que na terça-feira sai o terceiro dia na ilha! 
Espero que estejam a gostar!

4 comentários:

  1. As saudades que tenho da minha ida aos Açores. Muito obrigado por mostrares o teu roteiro. Foi, sem dúvida, excelente para relembrar os locais por onde passei e que me deixam saudade :)

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Parece fantástico, gostava mesmo de ir!! E estas fotografias estão lindíssimas!

    http://theloveisskinny.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Opá sítio que nunca fui mas que adorava.
    Beijinho*

    ResponderEliminar