quinta-feira, 3 de maio de 2018

57# Tragam As Pipocas, Hoje É Dia De Cinema!

Maltinha, hoje é dia de se falar de cinema aqui pelo estaminé. Hoje o filme escolhido já foi visto há algum tempo, no cinema até, mas só agora é que vai aqui para o ar. Estou a falar de um filme com a assinatura de Clint Eastwood - o "The 15:17 to Paris".


"A 21 de Agosto de 2015, um comboio de alta velocidade com 554 passageiros a bordo segue o seu destino de Amesterdão a Paris. A viagem decorre normalmente até surgir um homem armado com uma metralhadora kalashnikov, com intenções de matar todos os passageiros. Entre os ocupantes, viajam três norte-americanos: o estudante Anthony Sadler; Alek Skarlatos, acabado de regressar do Afeganistão pela Guarda Nacional; e Spencer Stone, da Força Aérea norte-americana. Aproveitando o momento em que o indivíduo tenta desencravar a arma para prosseguir o ataque, os três acabam por imobilizá-lo, evitando uma tragédia de enormes proporções." [texto tirado daqui]


O presidente da França destingiu os quatro homens com a mais alta distinção do país, a Legião de Honra

O ator e realizador Clint Eastwood não quis deixar passar em branco um momento de grande stress ocorrido naquele comboio que só não acabou em grande tragédia porque três (ou quatro) pessoas agiram. Tiveram a capacidade, frieza, coragem e destreza de intervir. Todos nós soubemos desta noticia, todos os jornais escreveram/falaram sobre ela. Sobre mais um ataque na Europa. Mais um plano para tirar vidas. 

Mas estamos a falar de um ataque terrorista que foi evitado e só por isso, merece a pena virar filme porque há histórias que não são escritas somente num roteiro. Esta foi uma história real e interpretada pelas personagens reais da história: Anthony Sadler, Alek Skarlatos e Spencer Stone [que passa uma boa parte do filme em Portugal, mais propriamente nos Açores]. 

Não é uma obra-prima nem tão perto dos seus melhores filmes, mas é um filme que se vê extremamente bem, virado mais para a vida dos seus protagonistas, desde a infância até ao momento em que tudo acontece - e para isso temos que esperar pelos últimos minutos do filme, sim. Portanto se estão sem planos para o fim-de-semana, porque não dar uma vista de olhos a este filme?

3 comentários:

  1. Eu vi o filme no cinema e realmente ficou a faltar qualquer coisa, só o desenrolar da história de vida deles e aqueles 3 minutos de acção no fim souberam a mesmo muito pouco.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este filme, confesso que ando um bocadinho out do que s está a passar no cinema. Obrigada pela atualização.
    Fiquei muito curiosa, tenciono ver :)

    ResponderEliminar