segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A Importância Dos Fins-De-Semana Na Minha Vida

Vocês olham para o título do post e pensam "O fim-de-semana tem importância para toda a gente, qual será a diferença para ela?". E eu respondo: é que eu só tenho um fim-de-semana de folga por mês e são as folgas mais desejadas e as que demoram mais tempo a chegar!

Já várias vezes referenciei esta situação aqui no blogue mas há muito boa gente que continua sem entender bem como é só se ter um fim-de-semana por mês. É tudo a querer marcar o tal jantarinho, a tal ida aqui ou ali ou aquele passeio já há muito falado. É estar disponível para todos os amigos e para toda a família e no fim, é não se conseguir estar com quase ninguém. 

Eu tento ao máximo repartir-me e estar com as pessoas nas minhas folgas ou até durante a semana mas no meu circulo de amigos, não há NINGUÉM que tenha horários como os meus, são absolutamente ao contrário. Ora também entendo que, mesmo a uma sexta-feira, alguém que acorde sempre às sete da manhã, não consiga esperar até à uma, uma e meia da manhã para estar comigo. 
Tal como da mesma maneira que, só como para eles é fim-de-semana, não significa que eu consiga estar com eles antes de ir trabalhar, de forma relaxada. Eu esforço-me, ao máximo, mas é uma logística complicada. E por isso, a primeira coisa que faço sempre que recebo o horário mensal, é ver detalhadamente as minhas folgas (se calham a uma sexta, por exemplo) e em que fim-de-semana estou a folgar e muitas vezes transmito aos meus amigos, de forma a poder marcar-se algo.

Praia de Santa Eulália, Albufeira - foto de minha autoria

Mas este fim-de-semana foi passado a dois [que também é raro acontecer] pelo o Algarve que ainda tem uma excelente temperatura que convida a uma ida à praia e a banhos (confirma-se, água muito boa!). E hoje, segunda-feira, eu só penso que já sei qual é o meu único fim-de-semana de outubro. E nem vou estar cá - o que é bom, significa que estou de férias! - mas por outro significa que vou ter que adiar até ao fim-de-semana de novembro estar com algumas pessoas...

Conseguem perceber a ansiedade? E assim sendo, a diferença e a importância que um fim-de-semana tem para mim? 

8 comentários:

  1. Realmente, só damos valor às coisas quando as não temos. O ano passado, estive 3 meses a trabalhar numa padaria na praia, na altura do verão, trabalhava todos os dias das 7h30 às 14h30, nunca tinha folgas, não havia fins de semana nem feriados, foram 3 meses non-stop e foi terrível, é até desumano, mas felizmente já passou. Mas isto tudo para dizer que entendo o que dizes, eu estive apenas 3 meses, tu estás o ano inteiro com horários complicados, e a verdade é que a vida é mesmo assim, confesso que no primeiro fim de semana livre que tive, depois deste trabalho, foi uma sensação estranha, acordei às 6h30 como habitual, e acabei por aproveitar melhor o dia, por ter acordado tão cedo, teve um sabor realmente especial. Temos mesmo de aproveitar os bons momentos que a vida nos dá, pois são realmente poucos :)

    ResponderEliminar
  2. Oh se percebo... Já trabalhei assim e nem um fds por mês tinha, já tive anos sem fins-de-semana e sem férias... Aproveita cada fds e folga e quem é teu amigo acaba por perceber ;)

    ResponderEliminar
  3. Realmente deve ser bem complicado gerir isso tudo. Mas acabas por dar muito mais valor e aproveitar melhor quando tens o fim de semana do que se calhar quem tem sempre.

    ResponderEliminar
  4. Já tive experiência de trabalho que me mostrou bem como os fins-de-semana são cruciais... folgar durante a semana não tem interesse porque toda a gente está ocupada!!

    ResponderEliminar
  5. Como eu te compreendo, trabalhei mais de 1 ano sem ter sequer 1 fim de semana, quer dizer, tive 1 mas tive que trabalhar 9 dias seguidos para isso ser possível. Tenho amigas que passo imenso tempo sem ver e a minha sorte é que consegui conciliar as folgas semanais com o meu namorado. Do mal o menos... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Sei bem o que isso é. Já trabalhei algum tempo com folgas rotativas, também só tinha um fim de semana livre por mês, e os meus amigos e família tinham fins de semana "normais". Era complicado porque não tempo para tudo (e trabalhar ao fim de semana era-me muito mais desgastante do que durante a semana)

    ResponderEliminar
  7. Realmente isso é mesmo muito mau! Eu nunca tive uma experiência assim mas acho que também não ia aguentar! Aproveita ao máximo esses fins de semana!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  8. Já há uns anos que não trabalho assim, mas já aconteceu e compreendo esses dilemas! Mas a maioria das pessoas que não trabalha aos fins de semana desvaloriza um pouco isso, não percebe bem a importância da coisa!

    ResponderEliminar