domingo, 20 de agosto de 2017

E Como Foi Viajar Numa Espécie De "Jacto Particular"?!

Meus queridos leitores, como havia prometido, cá estou para vos contar da minha experiência de ter viajado até Bragança de avião!!

Eu sabia que a rota Portimão-Bragança estava novamente a funcionar mas não sabia a empresa estava a fazê-lo - nada que uns minutos à volta de um computador não resolvessem. E foi assim que me deparei com a AeroVip e foi na sua página que consegui tirar todas as minhas dúvidas:

- As partidas de Lisboa acontecem no Aeródromo de Cascais;
- Existem dois voos por dia (dois de ida, dois de vinda);
- Existem várias tarifas que por sua vez se dividem em vários preços (eu escolhi o mais barato, tarifa discount);
- Temos direiro a levar uma mala de porão até 10 quilos (pelo menos a tarifa de discount) e ainda mala de ombro;
- De Cascais a Bragança existem paragens em Viseu e em Vila Real até chegar ao nosso destino (isto se houver passageiros, se não é de seguida);
- O voo é de uma hora e meia;

Feitas estas descobertas, estava na hora de decidir... e eu demorei a decidir. Porque apesar das vantagens serem... IMENSAS, o valor do bilhete ainda era 96 euros (36 euros ficava bilhete de ida e volta de autocarro com desconto de Cartão Jovem - eu ainda posso usar, sim? xD) mas de qualquer das formas a diferença de tempo despendido não tinha nada a ver... então decidi deslocar-me a voar!

Foto de minha autoria, Aeródromo de Bragança - foi neste que viajei

E foi a melhor decisão que poderia ter tomado!
Cheguei a tempo - só temos de estar presentes meia hora antes do voo - (já vos disse que a última pessoa a chegar foi a fadista Cuca Roseta, que viajou comigo?), despachei a minha mala, despedi-me do meu namorado e entrei para uma sala de espera onde nos colocaram a ver um video de segurança, onde por norma se vê dentro do avião com uma hospedeira a ilustrar - não havia cá nada disso.
Entrámos para dentro do avião e no nosso lugar estava à nossa espera uma garrafa de água e uns tampões para abafar o ruído do avião - faz mesmo muito ruído!

A viagem não poderia ter corrido de forma mais tranquila (não parámos em Viseu), tirando logo ao inicio, ainda em Lisboa, onde apanhámos alguma turbulência que passou rápido.

Foto de minha autoria durante a viagem

Adorava dizer que a viagem para cá correu de igual forma... mas não. Estava muito calor em Trás-os-Montes na sexta-feira mas calculei que assim que levantássemos voo o calor iria desaparecer, tal como na primeira viagem. Muito calor, muita turbulência e o almoço na barriga a querer dar o ar da sua graça cá para fora. Paragem em Vila Real, paragem em Viseu e um calor que não se aguentava, turbulência que não parava e eu rezava a todos os santinhos para não vomitar. 
Eles devem ter-me ouvido porque assim que saímos de Viseu e o avião pode subir a uma altitude maior, estabilizamos e eu cai logo num sono morno (porque o calor diminuiu mas fazia sentir-se ainda). Acordei a tempo de ver Lisboa sobre o horizonte mas o mau estar era tanto que não consegui tirar uma fotografia (ao contrário da viagem para lá). 

E agora vocês perguntam: valeu a pena?, repetias?
SIM! Sem qualquer sombra de dúvida! Isto porque esta primeira viagem foi uma aprendizagem. Para lá voei de manhã, quase que já não tinha comida no estômago por isso não senti qualquer enjoo; para cá o voo foi logo a seguir ao almoço e eu estava ao barrote - esta é a maior lição que tenho de reter! 
Pelo tempo de viagem, até pelo conforto da viagem em si (mostro-vos duas situações distintas, podem apanhar qualquer uma consoante os ventos) vale muito a pena. O facto de ter viajado de avião deu-me a oportunidade de, na sexta-feira, poder tomar o pequeno-almoço em Trás-os-Montes, estar com a minha família ainda ao almoço, viajar até Lisboa, ir para a Margem Sul e ainda ir trabalhar até às 00.30H - mas sem aquele cansaço que acontece quando viajamos de autocarro [também existe cansaço mas é um cansaço diferente].

Espero que, para quem tenha ficado interessado nesta rota, que este post vos vá ajudar a tirar algumas dúvidas! 

9 comentários:

  1. Parece ser tão fixe!
    Beijinhos <3
    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olha, uma experiência a reter! Nem sequer fazia ideia que este transporte era possível! Lamento que a viagem de retorno não tenha sido tão boa :(

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Eu já sabia que havia esta forma de viajar até Bragança, mas nunca tinha visto um feedback.
    Sem duvida que o que custa a dar é o dinheiro mas o tempo de viagem vale super a pena.
    E diz me um coisa, o teu "Jacto Particular", (eheh) vem sempre a uma baixa altitude não é? Consegues ver bem as paisagens?

    ResponderEliminar
  4. Depois deste post é algo que vou mesmo experimentar um dia destes! É pena a viagem de retorno não ter corrido da melhor maneira!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia essas possibilidades. Muito bom :) beijinho

    ResponderEliminar
  6. Muito fixe! Não sei porquê mas, sempre tive o desejo de fazer uma viagem assim no nosso país. Talvez para ser a minha 1a experiência numa aeronave e assim, acostumar-me eheh
    Beijinhos 😚🌙
    www.themooninmyroom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Pois, aqui em Viseu faz sempre imeeenso calor :s Ainda bem que acabou por correr tudo bem! Um dia destes tenho que experimentar hehehe
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  8. Que experiência tão gira! Sem dúvida que viajar de avião é muito melhor do que autocarro! Ainda bem que valeu a pena :)
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  9. Lamento a viagem de retorno mas ainda bem que foi uma experiência que repetias, sinal que foi divertido ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar