sábado, 13 de janeiro de 2018

Bull Terrier | Curiosidades Sobre A Raça E Sobre O Kazaar!

O desafio foi lançado e muitos de vocês (quer aqui, quer pelo Instagram) colocaram algumas perguntas acerca do Kazaar e da própria raça, que é Bull Terrier. 

Devo começar por responder à pergunta que mais foi feita: de onde veio o nome Kazaar? 
Então malta, Kazaar é um café da Nespresso, o café mais intenso da gama. Sabem quando precisam mesmo de acordar e ter um granda power? É este café que precisam de beber! Não sou a maior fã deste café, mas sei reconhecer a sua intensidade e ver que é um café encorpado. Foi exatamente por considerá-lo intenso e forte, que dei o nome ao meu cachorrinho de Kazaar - um nome igualmente, por si só, com presença.


De onde ele veio? - perguntaram-me bastante também.
Então é assim, como sabem, um Bull Terrier não é encontrado num canil municipal, por exemplo. São raças que se as quisermos, temos de as comprar. E foi o que o meu namorado fez MAS antes que mandem 300 pedras, deixem dizer-vos que só não surgiu AINDA cá em casa um cão resgatado porque o meu namorado sabia o meu amor pela raça e foi nesse sentido que o fez, para me surpreender e agradar, porque ele próprio sempre teve cães adotados - assim como eu, mas neste caso gatos. Sei que este tipo de situações de adotar/comprar animais leva a uma discussão sem fim e efetivamente não é isso que eu quero, porque considero que ambas as situações são aceitáveis porque TODOS os animais merecem amor e uma oportunidade.

Mas o Bull Terrier não é considerada uma raça perigosa?
Outra pergunta super questionada... Pois é pessoal, eu sei que quem olha de frente para um Bull Terrier treme um bocadinho as perninhas porque não deixa de ser uma raça que impõe respeito mas, por lei, o Bull Terrier não é uma raça potencialmente perigosa. Questionamos à nossa veterinária (Draº Cátia, obrigada por tudo desde já!) assim como pesquisámos já até à exaustão sobre o assunto e podem até ver pelos vossos próprios olhos neste artigo do Jornal SOL.
No entanto, ainda que não seja uma raça perigosa, vão existir vários cuidados com ele, de forma a correr o mínimo de risco de incidentes - como trela curta, e dependendo do espaço, açaime.

Tens uma casa grande para ter esse cão, não?
Não, malta. O Bull Terrier é um cão que se adapta facilmente ao vosso meio, seja ele um apartamento ou uma vivenda com quintal e no meu caso, vivo efetivamente numa vivenda com quintal, mas o quintal já está ocupado pela cadelinha da vizinha de baixo, uma menina arraçada de Pit Bull [sim, a casa está muito bem guardada agora ahahahah!] por isso o meu Kazaar vai contentar-se com o espaço que temos dentro de casa (que é bastante aceitável) e com os longos passeios que pretendemos dar com ele - assim que poder ir à rua - porque sabemos que, apesar de ser um cão que pode estar num apartamento, é igualmente um cão que necessita de se exercitar MUITO. Ser cansado. Corridas, brincadeiras, loooongas caminhadas para se poder exercitar e claro, para que não sinta [ainda mais] necessidade de destruir algo em casa ahahah!


E tens a certeza que ele não é mau?
Vocês nem vos passam o que eu já ouvi desde que as pessoas souberam que eu tinha agora um Bull Terrier. Já me perguntaram porque escolhi um cão tão feio, já me disseram que ele era super perigoso, que é um cão das lutas e os que não arriscam a ser tão frontais, perguntam a medo se tenho a certeza que ele não é mau... Malta, como é que eu tenho a certeza disso? Como é que eu tenho a certeza se o vizinho do lado não é mau? Só conhecendo-o não é? Então, o Kazaar está há meia dúzia de dias connosco e até agora, está dentro do que já li sobre a raça:

"O Bull Terrier ao contrário do que muitas pessoas pensam é uma raça muito dócil (...) O nível de agressividade desta raça é quase inexistente se for criado com amor e disciplina. (...) Tê-los é sinónimo de ter um animal de estimação muito dedicado aos donos, amigável, energético e muito brincalhão. É sem dúvida um cão de família e muito paciente com crianças. (...) 
Estão sempre disponíveis para uma brincadeira. (...) adoram saltos, atividades físicas, buscas e brinquedos. (...) São muito teimosos e a sua teimosia aliada aos seus picos de energia não são fáceis de lidar para um dono inexperiente. É necessário muita paciência, calma e assertividade para educar esta raça. (...) Podem ter comportamentos invulgares, picos de energia, serem um pouco brutos e teimosos. Mas sem dúvida que é um cão muito meigo e dedicado aos seus donos."

Estas foram as perguntas que mais me fizeram acerca da raça e do próprio Kazaar e espero que este post seja esclarecedor em relação a algumas particularidades da raça - e que também ajude a abrir horizontes em relação ao que muitas pessoas pensam sobre estes cães. 

15 comentários:

  1. Há raças que são logo associadas a perigosas, mas no meu ponto de vista e é como referiste aqui, tem muito a ver com a forma como é criado.
    E ele é super fofoooo que eu tenho acompanhado as instastories!

    Beijinho
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Dos poucos cães que conheci dessa raça eram todos muito simpáticos :)
    Só te queria dar uma sugestão quanto ao uso de trela curta e açaime: não sei se conversaste sobre este assunto com a tua veterinária, mas uma trela longa é melhor para o cão poder cheirar à vontade. É assim que eles exploram o mundo e matam a curiosidade e qualquer coisa podes puxá-lo à mesma, até pelo peitoral. Quanto ao açaime também não acho necessário a não ser que estejas num sítio onde seja obrigatório fazê-lo ou se achares que ele pode assustar-se e portar-se menos bem.
    O melhor para teres um cão feliz e que se dê bem com toda a gente e cães é mesmo: socializar. Enquanto ele é pequeno podes pedir a amigos que tragam os cães sociáveis deles a tua casa (se tiverem as vacinas em dia), ires com ele para casa de alguém que tenha animais vacinados e sociáveis ou então inscrevê-lo em "puppy classes" para brincar com os outros cães e aprender a comunicar com eles.
    Muita sorte com esse amor :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. O meu cão tem um feitio muito específico. Dá - se super bem com outros cães, só quwr brincadeira com elese mal lhe rosnam ou ladram afasta-se e por ele a brincadeira acabou ali. Com as pessoas é diferente. Não gosta muito de pessoas no geral, à partida, tem que as cheirar bem e não podem haver movimentos bruscos ou algo do género, porque apesar, do tamanho dele é super medroso e tudo (mas tudo mesmo) lhe mete medo. E apesar de ser arraçado de border collie consegue mostrar os dentes em momentos de aflição. Sim, porque para ele há muito momentos de aflição, se se sente encurralado ou sem espaço para fugir a qualquer momento vai mostrar os dentes às pessoas. Não que as vá morder mas quer que elas percebam que não podem invadir o espaço dele. E com isto só quero dizer que quando vamos buscar o nosso cão não sabemos como ele será, se vai ser dócil, se vai ser mais rezingão. Efectivamente eles são como as pessoas, também não sabemos como elas são sem as conhecermos e a forma como elad vão agir connosco consoante o amor que lhe damos. Tenho o Bond há quase 2 anos e por tudo isto é muito complicado leva-lo a um veterinário, a tomar banho, tudo o que implique o envolvimento de outras pessoas. Mas cá em casa enche-nos de mimos e amor e eu acredito profundamente que nenhum cão é perigoso, podem ter esse potencial,mas tudo depende da forma como são educados (algo tão importante para um cão) e principalmente amados. Eles contribuem sempre com amor. O Bruno sempre me disse que a única coisa que nunca quereria fazer com os cães dele é ser injusto. E agotlra percebo isso tão bem. Eles amam-nos incondicionalmente. Podes ralhar, dar palmadas e pôr de castigo, que a seguir vao lamber a tua cara toda a pedir que os ames. E o meu cão é grande, tem 25kg e vivo num apartamento. Muitas vezes me perguntam.... Ah, mas ele tem espaço? Ele cresceu a ter pouco espaço e todos todos os diad vai para a praia correr, levo-o a parques caninos e em todo o lado onde o possa soltar ele é livre para correr. Ou seja, tem muito maia sorte do que muitos cães que vivem em vivendas e que a única coisa que conhecem é o quintal de casa. E acima de tudo... Estão muito melhor numa casa pequena do que numa jaula numa loja ou nima jaula num canil ou associação (que eu bem vi como são quando fui buscar a minha peste). As pessoas têm que perceber que os cães são felizes, acima de tudo com os donoa, seja num apartamento ou num palácio. E precisam todos de passear, de socializar e de serem felizes. E aposto que o teu Kazaar vai ser muito feliz porque lhe calharam uns óptimos donos na rifa ❣️

    ResponderEliminar
  4. Acho que me alonguei um bocado no discurso 😝

    ResponderEliminar
  5. Adorei conhecer o significado do nome! A associação que fizeste é mesmo interessante :D
    Acredito que a educação faz toda a diferença, ainda que existam raças mais perigosas do que outras. No entanto, é preciso perceber que os animais, tal como as pessoas, são diferentes e têm a sua forma de reagir a determinadas situações. Precisamos é de conhecer o animal que temos, amá-lo e educá-lo da melhor maneira.

    ResponderEliminar
  6. Confesso que olhando para ele, também eu diria que seria um cão de raça perigosa, no entanto acredito que qualquer raça, quando educada como deve de ser, é possível conviver com o animal sem acidentes. Tal como citaste, a disciplina e o carinho serão certamente pontos fundamentais. Eu tenho bastante medo de cães e era incapaz de ter um cão dentro de casa, ou até um gato, mas cada um na sua. Cá em casa há 2 cadelas, temos um quintal enorme e dois canis grandes, um para cada uma, acho que assim faz mais sentido. Mas nada contra quem tem animais de 4 patas dentro de casa.

    ResponderEliminar
  7. Assim que li o nome, suou-me familiar mas não me conseguia recordar de onde... Agora já sei.
    Muitas felicidades para vocês e para o vosso novo companheiro :)

    ResponderEliminar
  8. Que fofinhooo! Muitas felicidades :)

    ResponderEliminar
  9. Tenho um Pastor Alemão já com quase 6 anos e sei perfeitamente o que é ter cuidados com um cão e sentirmos necessidade de os acarinhar e de os cansar para que eles não nos destruam a casa (se bem que o meu tenho imenso jardim e pátios para correr e passear à vontade). Também e tive que comprar o meu e sou como tu: todos os cães merecem amor e carinho, quer sejam comprados, quer sejam adoptados.

    Fico a aguardar mais novidades e insta stories do Kazaar ;) Tal como já te disse, Kazaar é bom, mas prefiro o Arpeggio ahaha

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  10. Acertei na origem do nome yayyyy!
    Eu acho que maior parte dos cães são bons ou maus dependendo do tipo de casa, lar e donos que têm e do carinho, respeito, amor que lhes é dado.
    Assim, espero mesmo que o Kazaar goste tanto de vocês quanto vocês já gostam dele e que se adaptem todos muito bem uns aos outros. Beijo gigante. 🌻

    ResponderEliminar
  11. O Teu cão é muito lindo ,gosto imenso de animais e também tenho um, é uma mistura de lavrador com rafeiro e é todo preto.
    Gostei do teu blogue, segui :)

    ResponderEliminar
  12. Durante muito tempo pensei que estes cães eram maus, mas com o tempo percebi que isto tudo depende de como eles são educados. Todos os cães podem ser amorosos ou perigosos, só depende do dono. Já agora o Kazaar é lindo e adoro o nome :)

    Beijinhos e boa semana ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Ele é tão, mas tão fofinho! E a questão dos cães serem ou não perigosos, tudo depende da educação que os donos dão!
    Já tive mais medo de um pincha do que um Rotweiller, por exemplo!

    ResponderEliminar
  14. Dúvidas tiradas, que nome original, assenta-lhe bem.
    Eu acredito que a base de um animal de estimação ser perigoso ou não vem da base da educação, da confiança e do amor que recebem em casa.
    Já conheci um Caniche/Poodle e dois Rottweilers e posso dizer que o Caniche era bem mais "perigoso"!

    ResponderEliminar
  15. Acho que definição de raça perigosa não tem tanto a ver com a educação, mas sim com o facto de: se um caniche se revoltar e te morder fará muito menos estragos do que um Rottweiler. De resto, claro que a forma como educas influencia cada cão individualmente. Pessoalmente, também não acho essa raça bonita, mas são gostos. Acho que o teu namorado fez lindamente em comprar, não são só os cães em canis que merecem amor e uma casa ;) e não acho nada bonito as pessoas julgarem quem compra... nem tens que te sentir na necessidade de te justificar. Muitas felicidades com esse fofinho!

    ResponderEliminar