sexta-feira, 26 de maio de 2017

SÉRIES | Yes, finalmente acabei de ver 13 Reasons Why!



Sou sincera... a série demorou muito tempo para me convencer; e quando digo muito tempo refiro-me a cerca de sete, oito episódios. Só a partir daí a coisa ficou interessante, apesar de eu saber que toda a gente está maravilhada com a série que mexe com muitos assuntos dignos de atenção máxima.
Hanna Baker suicida-se e deixa as razões que a levaram a tomar tal decisão gravadas em 13 cassetes que vão circular por um grupo restrito, pessoas cujo ela menciona nessas cassetes. Mas quando a série começa, todo esse grupo já as ouviu, menos duas pessoas e a principal é Clay, que em conjunto com Hanna Baker, conta-nos toda a sua triste história. 

Estou a resumir ao máximo porque fartos de ler sinopses sobre esta série estão vocês e até eu que, depois de concluidos os 13 episódios, lá consegui perceber a euforia em volta deste fenómeno. Tem, para começar, uma edição e uma produção perfeita. Os momentos entre a ação no presente e no passado fundem-se perfeitamente e só o contrates entre as cores (presente tons escuros, passado tons claros) é que nos faz perceber a diferença. A banda sonora é outro fator super importante, escolhida a dedo e encaixada na perfeição. As performances, o guião, a fotografia... tudo está em perfeita sintonia. 

Só fiquem é a saber que esta série será pesada. Não é leve, não tem piadas escondidas nas entre-linhas; é direta, é crua e infelizmente é real. Podemos - cada um de nós - às vezes não achar que aquela razão ou a outra não seriam motivos suficientes para alguém cortar os pulsos mas o que aprendi com o final da série foi... o que sabemos nós da vida dos outros? Que dissabores passam, que traumas têm, que dificuldades vivem? E como podemos controlar o que uma pessoa poderá sentir ao ouvir determinado comentário ou determinada "brincadeira"?

Todos nós [mas é que acredito que todos nós mesmo!] passámos por, pelo menos, uma coisa que a Hanna passou. Se estão a ler isto, é porque felizmente ficaram cá para contar a vossa história mas entre o presente e o futuro, vamos ficar o mais alerta possível para evitar que mais situações destas aconteçam. Porque sim, o bullying mata; mesmo quando pensamos que é algo inofensivo.

9 comentários:

  1. Eu adorei esta série. É pesada. É dura. É crua. E muita gente adorou e muita também não achou nada de especial ou pelo menos não compreenderam os motivos do suicídio.
    Tal como tu acho que a história em geral fica mais intensa a partir do 7/8 episódio sim, mas as cenas do Clay e Hannah renderam-me desde o 1 episódio.
    E a produção desta série está mesmo fantástica, nada falha!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi a serie, mas vejo toda a gente a falar imenso dela. Tenho curiosidade mas por outro lado ando com alguma reticência em ver e não sei porque... :/
    Beijinhos**
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Ainda não comecei a ver, mas queria imenso!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  4. Uma das coisas que achei mais interessante na série (especialmente agora, que ando numa fase em que toda a gente à minha volta está a procriar) é o total alheamento dos pais da vida dos filhos. Todos os pais da série acham que os filhos deles não fazem asneiras, que são responsáveis e uns anjos e não têm a mínima noção do que se anda realmente a passar e parece-me um retrato muito fiel daquilo que se passa na realidade

    ResponderEliminar
  5. Vi a série de empreitada e quando cheguei ao fim foi como um soco. Tive muitas conversas com o E sobre a série porque deixou-me numa dualidade terrível. Se por um lado percebo a protagonista, por outro, deixa-me tão frustrada.
    Mas é um alerta, um lembrete muito importante de que cada cabeça é um mundo e nunca sabemos como as nossas acções podem influenciar esse mundo.

    ResponderEliminar
  6. Verdade, todos já passamos por alguma dessas situações e por vezes devemos também ter um pouco mais de cuidado com o que dizemos pois não sabemos de que forma podemos magoar as outras pessoas. Essa série faz-nos pensar imenso...

    ResponderEliminar
  7. Adorei. Vi toda de uma vez. É muito boa! É frustrante, senti-me constantemente enervada por saber que ela efectivamente morria, mas que tanta coisa que aconteceu na vida dela podia ter sido evitada, podia ter sido feita de outra forma e o desfecho podia ter sido outro. Os pais completamente clueless sobre o que se passava com ela. Tanto se passou e ninguém se apercebeu. É um murro no estômago! Principalmente, porque sabemos que é uma representação bastante fiel da realidade hoje em dia...

    ResponderEliminar
  8. Excelente comentário da série, concordo em tudo o que dizes e acho que são os pormenores e o facto de ser tão crua e direta o que torna esta série no sucesso que é.

    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
  9. Eu gostei tanto mas tanto da série! Estou à espera da segunda temporada!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar