quarta-feira, 10 de maio de 2017

A rede do Metropolitano de Lisboa vai aumentar!

E porque é que isto a mim não me diz nada? Não, não é por não andar de metro mas sim porque já andei e era horrível!
Horrível porque não havia um mês em que não houvesse uma grave, nem que fosse só de manhã - o que me apanhava em cheio! Eu já não podia mais com aquilo... Foi um alivio tão grande deixar aquele transporte público, que nem consigo traduzir em palavras. Eu já nem falo de em horas de ponta não conseguirmos entrar nos primeiros dois ou três metros por estarem ao barrote, é que já nem disso me queixava. Eu só queria chegar e ter metro. Só! 
E agora vamos a ver e vamos ter duas novas estações por Lisboa - em Santos e na Estrela. O que eu acho muito bem, atenção, mas muito mais importante que aumentar a rede, é garantir o seu funcionamento em pleno! Toda a gente fala, por exemplo, do metro de Paris, em como ele é sujo e ventoso e escuro. Mas tem uma qualidade muito grande; aliás, duas: vai a TODO o lado e (txaran) funciona a tempo e a horas. Nós, com estações limpas e tão bonitas, com um metro que não cheira mal (do que me lembro, vá) tínhamos tudo para ter sucesso. 

Posto isto, deixem-me somente sublinhar que eu sou a favor do direito do trabalhador à greve. Sou a favor da luta por melhores condições nos postos de trabalho. Mas a verdade é que, por causa de algumas greves, muitas outras pessoas são implicadas e faltam, por consequência, ao seu trabalho. Eu sei que é uma bola de neve e acaba por ser o ciclo da vida - e uma vida que, por enquanto, não é a minha pois como referi deixei de andar de metro - e temo que as pessoas já começam a achar super banal haver um greve de transportes. Já é tão usual que já nem reclamam, só pensam na alternativa para não ter de faltar ao trabalho, à escola ou seja que compromisso for.

10 comentários:

  1. Nunca andei de metro, mas andei alguns anos de autocarros para ir para a escola e era terrível em dias de greve. Implicava toda uma logística diferente por parte dos meus pais para que não faltasse ás aulas!!

    É uma pena que não consigamos ter as duas coisas em conjunto - bom e eficiente.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Meh, o metro está sempre cheio, é verdade. Ando todos os dias e não é assim taooooo mau.
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Eu só ando muito ocasionalmente e tenho tido sorte pois nunca senti os efeitos da greve.

    ResponderEliminar
  4. Nós andamos de metro e não gostamos lá muito. Já sentimos os efeitos de algumas greves e não é muito agradável :/
    Seguimos o blog :)
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  5. Já faltei ao trabalho devido a uma greve de metro. É que nesse dia nem autocarros conseguia apanhar :/

    ResponderEliminar
  6. Abomino o metro, especialmente em horas de ponta... aquilo mete medo! As greves são uma pain in the ass!

    ResponderEliminar
  7. Quando eu andava de metro, há uns anos valentes, gostava bastante e nunca apanhei o efeito da greve, sorte! Adoro os metros de Paris e Londres e concordo contigo quando dizes que temos tudo para dar certo neste âmbito, ainda bem que a rede de metro está a trabalhar nesse sentido.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Não tenho uma ideia tão péssima do metro. Aliás, para quem já viajou para outras cidades, mesmo na Europa, sabe que a nossa rede de transportes é bastante boa em comparação a muitas. Mas compreendo a parte da enchente nas horas de ponta, é verdade.

    ResponderEliminar
  9. Detesto andar de metro em hora de ponta, é coisa para me pôr os cabelos em pé !
    R. Então porquê?

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro o metro porque é realmente um meio de transporte rápido e prático... mas não em Portugal! Não podia concordar mais com o que apontaste. Andar de metro à hora de ponta é um verdadeiro suplício!

    ResponderEliminar