domingo, 5 de março de 2017

O que eu já aprendi por trabalhar num centro comercial

Antes de trabalhar num centro comercial (ou como se diz no norte, no shoping), eu ia lá muitas vezes - até porque na margem sul temos o Almada Fórum que é muitoooo completo e é pertinho de casa. Mas entretanto mudei de ramo e comecei a trabalhar precisamente num shoping e a vontade de ir passear e fazer compras  perdeu-se pois passei a deslocar-me àquele lugar exclusivamente para trabalhar. Quase três anos na mesma área, o centro comercial é um lugar que já me ensinou muita coisa, tais como:

- Há alturas em que o estacionamento é o Texas, onde qualquer pessoa para o carro em qualquer lugar e apesar de ser um sitio com vigilância, os assaltos existem;
- Há muita vida no centro assim que as portas fecham às 00.00H, pois existem trabalhadores a qualquer altura do dia ou da noite (reposição do hipermercado ou de lojas, manutenção ou obras em alguma parte, etc, etc);
- É mesmo verdade que existem pessoas a ir todos os dias passear para o centro comercial;
- Os lojistas têm tendência a ser das pessoas mais simpáticas que iremos atender atrás do balcão exatamente por fazerem a mesma função que nós nas suas próprias lojas;
- As pessoas continuam a achar que não é rude/falta de educação entrar numa loja às 23.58H e fazer "sala";
- 2017 e ainda há (muitas) pessoas que não dizem "Bom dia", "Por favor" e "Obrigada";
- 2017 e ainda há muitas lojas com funcionários que nem "Bom dia" dizem;

Alguém desse lado a trabalhar num entro comercial que tenha as mesma percepções que eu?

13 comentários:

  1. Muito gostam as pessoas da margem sul do fórum Almada XD deste lado do Tejo temos demasiados shoppings. É engraçado ver ouvir a outra perspectiva XD


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Eu trabalhei na Zara Kids durante o meu último ano de faculdade e fiquei com a certeza que aquilo não era para mim. Nunca me tinha ocorrido que houvessem tantas pessoas com tão pouca educação! Passava-me quando algum miúdo ia apanhar alguma coisa que tivesse, ele próprio, deitado para o chão e os pauzinhos vinham logo a correr a dizer "deixa estar que a empregada apanha"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era "paizinhos" e não pauzinhos, maldito corrector ortográfico =p

      Eliminar
  3. também trabalho num centro comercial e concordo com tudo, infelizmente ainda há muita gente mal educada.

    ResponderEliminar
  4. Atendimento ao público deve ser das piores coisas... o resto não faço ideia, nunca trabalhei num centro comercial :P

    ResponderEliminar
  5. O mais semelhante que fiz foi atendimento ao público numa outra área e realmente ficamos a saber que existem pessoas mesmo muito diferentes neste mundo onde vivemos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca trabalhei num centro comercial mas imagino que exista situações horríveis. eu só do tipo de pessoas que foge de centros comerciais.

    ResponderEliminar
  7. Eu tento sempre ser o mais simpática possível para quem me está a atender. Afinal de contas, são pessoas como eu.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  8. eu tento sempre ser simpática com quem me atende pois apesar de não trabalhar na área comercial trabalho directamente com o público também!

    ResponderEliminar
  9. Apesar de não trabalhar num centro comercial, faço atendimento ao público e concordo contigo em algumas coisas, nomeadamente, pessoas que entram 5 minutos antes de fechar e ficam a ver montras e a fazer um sem-número de perguntas; e a falta de educação de algumas pessoas que nem "Bom dia ou Boa tarde" dizem. Encaram-nos como seus servos/escravos e que estamos ali única e somente para lhes fazermos as vontades todas. Mas acredito que ao fim de três anos num centro comercial não tenhas a mínima vontade de lá ir nos teus tempos livre ;)

    Beijinhos,
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Muitas dessas coisas acontecem em centros comerciais, em restaurantes, em muitas actividades. É uma pena que a falta de educação e o fazer sala se incluam em todas.

    ResponderEliminar
  11. Realmente o pessoal que atende ao público apanha com muito cliente que são super mal educados e acham que os funcionários estão ali para servir e que estão abaixo do cliente. É indecente.
    Como cliente tento sempre ser o mais educada possível e espero o mesmo em troca. Há muito lojista/funcionário de atendimento ao publico que são mal criados e brutos. Compreendo que não seja facil e há todo o tipo de pessoas para lidar mas o básico é educação. Já fiz atendimento ao publico e conheço os dois lados. Infelizmente há bons e maus profissionais e bons e maus clientes em todo o lado.

    ResponderEliminar
  12. Eu já trabalhei em vários e para além de tudo o que disseste, eu só acrescento aquelas pessoas que praticamente acampam à porta das lojas à espera que abram. Já trabalhei também num retail park, onde via muita vez dias a chover torrencialmente e as pessoas à porta da loja à espera que abrissem. Eu só pensava "Porque é que esta gente foi sair do quentinho mais cedo?"

    ResponderEliminar