quinta-feira, 30 de março de 2017

1# Roteiro para cinco dias em Paris

Malta, deu-me muito prazer fazer o roteiro para a Ilha de São Miguel e por isso decidi tentar repetir a proeza agora com a minha viagem Paris mas antes de mais deixem-me sublinhar que foi a minha quarta viagem a Paris e o que isso significa é que eu não vi, desta vez, muitos dos pontos de interesse da cidade, porque já os tinha visto. Por isso isto é um roteiro em que se podem basear mas fiquem a saber que poderão ver muito, muito mais

Primeiro dia 

1 - A viagem de avião

Lembram-se de vos ter perguntado se já tinham viajado pela Transavia? Isto porque eu nunca tinha viajado e queria que me dessem o  vosso feedback. Realmente o avião era muito limpinho, realmente o espaço entre as cadeiras era maior, realmente eles não tentam vender a mãe durante a viagem. Mas saímos já com 30 minutos de atraso e isso eu não gostei nada. Para além disso, um avião que parte de Lisboa, ainda que para Paris, a tripulação nem bom dia sabia dizer em português... Mas de resto, a viagem correu de forma tranquila. 




2 - Notre Dame

Chegámos e fomos logo almoçar porque o ratinho que trazíamos no estômago já era um ratão. Como eu tenho família em Paris, não foi necessário reservar hotel previamente nem almoçar fora; fomos diretamente para casa pousar as malas e petiscar. Quando nos despachámos já eram quase cinco horas da tarde mas ainda assim (e apesar de anoitecer cedo) tínhamos de ir visitar qualquer coisa e começámos pela arrebatadora Catedral de Notre Dame. 

A sensação de a vermos ao fundo ou mesmo ali ao perto.... não sei exprimir, confesso. Mexe muito comigo pela sua construção, a sua arte, a sua imponência naquele sitio da cidade. E tem tão de bonita de dia como de noite!



3 - Panthéon de Paris

Os meus tios vivem no 5º arrondissement (quem conhece Paris sabe que a cidade está dividida por números) e por sorte estão lá alguns locais mais bonitos de se visitar, tal como o Panteão de Paris, de uma arquitetura do estilo neoclássica. Este também é um lugar que parece que nos engole tal é o seu tamanho, a sua estrutura e que pode ser visitado (eu não entrei pois outrora já tinha visitado).

[Nota: A esmagadora maioria dos museus concedem entrada gratuita até aos 25 anos, residentes na Europa. E os transportes públicos também têm um valor mais baixo para essa faixa etária.]


4 - Marie du V arrondissement 

De frente para o Panteão, do vosso lado direito encontrarão a Marie do 5º arrondissement (equivalente a uma Junta de Freguesia) e é outro local que nos deixa de olhos arregalados se formos a comparar com as nossas Juntas de Freguesias, eu pelo menos não me lembro de ter passado por nenhuma com um edifício daquele género).



5 - Faculte de Droit

Ainda de frente para o Panteão, do lado esquerdo existe a Faculdade de Direito de Paris, mas apesar de não o ter visto por dentro, posso dizer que a Faculdade de Direito de Lsboa não fica nada atrás.



6 - Quartier Latino

Perto do Panteão está o Jardim do Luxemburgo que merece muito a pena ser visitado mas como quando acabámos de visitar as redondezas do Panteão já o Jardim tinha fechado, deixamos esse lugar para outra altura, apesar de eu também já o ter visitado. Mas o 5º arrondissement ainda tem mais para ver, como o Quartier Latino, um lugar onde abriga vários estabelecimentos de ensino superior mas tambem ruas com muitos mercados e cafés, onde as pessoas ficam a conviver até bastante tarde em dias/noites [e foi aqui que eu comi uma crepe de Nutella que me soube pela vida].

[Nota: Em cada esquina em Paris existe um lugar a vender crepes mas atenção que as que estão à venda perto dos monumentos mais centrais cobram o couro e o cabelo.] 



Por esta altura já chovia bem e nós sempre na rua, por isso (e já que já estava de noite) decidimos regressar a casa para saborearmos um jantar bastante típico neste país: Raclette. 

Deitamos-nos na véspera da viagem às 02.30 da manhã (até porque fui trabalhar) e acordámos às 06 da manhã para ir para o Aeroporto e quando, depois de um dia de muito passeio pela capital francesa, nos deitámos, caímos num sono profundo, até porque precisávamos mesmo de descansar que a DisneyLand, no dia seguinte, estava à nossa espera!

3 comentários:

  1. Adoro raclette =P

    Realmente, a Transavia atrasa bastante... o meu último voo com eles atrasou tanto que perdi o último comboio que havia para Troyes e tive que passar a noite em Paris =P

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ir aí! Apontei as dicas :)

    ResponderEliminar