quarta-feira, 5 de abril de 2017

Tenho tanta vontade de vestir um biquíni como tenho vontade de o não vestir

Parece confuso não é? Mas eu explico.

Sou fã de praia, no primeiro raio de sol do ano lá ia eu esticar-me ao comprido no areal da Costa de Caparica. Este ano, já com tantas oportunidades de dias de sol, nada. Dou por mim com "receio" de vestir o biquíni. Não sei porquê uma insegurança apoderou-se de mim. Não me sinto bem no corpo que estou nem me sinto motivada a fazer grandes mudanças para que fique satisfeita com o que vejo. Porque estou a cai no erro de ficar insatisfeita com o meu espelho devido ao que a sociedade promove. 
Aquelas perninhas fininhas, a barriga lisa, a anca salientada, os ombros a notarem-se os ossos... Eu não sou, nem nunca fui, assim. Sempre quis ser assim, mas através mais de um estalar de dedos do que outra coisa e como milagres não acontecem, nunca me importei bastante. Mas hoje em dia devo confessar que infelizmente algo me anda a afetar. E não gosto; não gosto desta sensação de que, se não encolher a barriga, num dia em que me sinta mais inchada, num local cheio de pessoas, vão achar que estou grávida. Não gosto de agora dar por mim a escolher calças mais escuras e t-shirts mais largas...

Escrevo isto de forma absolutamente consciente e de forma lúcida e em tom de desabafo. Há uma luta na minha cabeça em que por um lado não quero ceder aos "corpos perfeitos" e todo nós somos bonitos à nossa maneira e devemos vestir e ser aquilo que quisermos sem arrependimentos; por outro, algo me diz que quando me despir na praia toda a gente me vai olhar de lado e dizer "está tão gorda, cheia de celulite e estrias...". Quão errado é isto? Quão errado é fazermos esta avaliação e pior... termos medo delas.

Quem mais por aí está com esta luta interior? No que se focam para não se deixarem consumir por todos estes pensamentos?

6 comentários:

  1. Eu inscrevi-me no ginásio mas para mim não é só uma luta interna, são mesmo 30 quilos a mais. Não se trata de uma pequena imperfeição ou mania minha. Não quero ser assim e este corpo não tem nada a ver comigo por isso vou fazer os possíveis para mudar.
    Relativamente à tua situação, todos temos imperfeições e coisas que não gostamos, se é algo que te incomoda mesmo pensa em praticar algum desporto ou fazer alguma atividade física que gostes. Ajuda sempre =)

    ResponderEliminar
  2. Acho que o motivo para fazeres uma mudança deve vir de ti e não do que os outros pensam. Até podes estar magra, mas se queres mais, então é um direito teu! O peso é só um número, o mais importante é a saúde e a forma como aceitamos o nosso corpo.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Deixei um comentário quase gigante no teu instagram. Tenho lutado imenso contra essa "idealização" da mente e por isso tinhamos que estar uma tarde inteira na conversa para dizer o que penso e sinto... mas quem sabe,podemos sempre ir conversar para a esplanada e sem bikini ;) Beijo*

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu tenho muuuuitos kilos a mais. Certamente, mais do que tu, a julgar pelas tuas fotos. No entanto, não desvalorizo essas tuas inseguranças, as pessoas gostam de o fazer, porque pensam sempre "aquela queixa-se de quê?". Esquecem-se que todos os receios são válidos e que não é justo julgarmos alguém porque não se sente satisfeito com o corpo que tem e as suas imperfeições, sejam elas quais forem. Mas devo dizer-te que não me incomoda assim tanto. Sempre fui redondinha, nunca me impediu de fazer a minha vida, nunca deixei de usar as roupas que queria e gostava, nunca me deixei intimidar por olhares e opiniões alheias, talvez simplesmente porque sou bem resolvida e vivo bem com isso. Mas nem toda a gente consegue ser assim. E tu não estás a conseguir. Como tal, quer-me parecer que só vais atingir o teu objectivo se te focares o suficiente para fazeres exercício nesse sentido. Sem desculpas e sem desistências :) mas queres um conselho? Faças o que fizeres, fá-lo por ti. Esquece os outros. Tenta ;) a opinião das outras pessoas é irrelevante.

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo dizer para mim mesma que está toda a gente demasiado ocupada a ser insegura para se preocupar comigo. Há dias em que funciona melhor que noutros, mas fora de questão que deixe de aproveitar um dia de praia seja por causa de quem for!

    ResponderEliminar
  6. Uiiiiiiiiiiiiii! sabes que tínhamos aqui pano... para biquínis! Honestamente, continuo a olhar para o meu corpo e a odiar o que vejo, por muito que veja alterações. Claro, quando chegar a altura vou para a praia, mas acho que vou continuar a ser a Catarina que se despe a correr e que vai a correr para dentro de água para não dar tempo a ninguém de olhar para as minhas imperfeições... Por muito que esteja melhor, claro. Mas, no fundo, o que é isso de estar melhor? O Biquíni Dourado é uma metáfora. Eu quero mesmo é sair da Obesidade Mórbida que já saí, e agora sair do Excesso de Peso. Pelo que vejo, tu não tens nada disso, talvez só macaquinhos no sótão hahaha ;)

    Tu és linda, maravilhosa! Calculo que de biquíni também, apesar de confessar que nunca te imaginei assim, mas pronto! Agora fizeste-me imaginar e acho (sei) que ficas linda de biquíni. No fundo, o que interessa o corpo perfeito? Eu sei que é ambíguo estando e tão estoicamente a lutar por ele, mas repito, eu quero, acima de tudo, ser saudável. Se o meu saudável continuar a ser com um pneu e com braços flácidos, que seja!

    Acho que ficava aqui a tarde toda a teorizar, por isso vou-te deixar um beijinho dourado!

    ResponderEliminar