quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Seis anos de licenciatura

Ontem, 14 de dezembro, fez seis anos que me tornei uma senhora licenciada. Sai daquele exame oral ainda eram 11 da manhã mas a primeira coisa que fiz foi beber uma imperial em conjunto com os meus colegas que também tinham feito exame. Liguei para a minha família, para o meu namorado, sentia uma alívio, uma alegria e também um cansaço. 
Senti, mais importante que tudo, que a minha missão tinha sido cumprida. Agora ainda vem o melhor - pensei eu. Consegui durante alguns anos manter-me a trabalhar na área, muito tempo a custo zero e se sonhava com voos mais altos entre revistas e jornais, hoje em dia trabalho numa área absolutamente diferente e igualmente digna, que me proporciona viver a vida, ainda que devagar, ainda que fazendo contas e esquemas. Quero mais - queremos sempre mais mas se há dias em que me arrependo de ter tirado uma licenciatura, já são cada vez mais os dias em que isso não acontece. O conhecimento não ocupa lugar, assim como todos os momentos e memórias que guardo comigo desses tempos... 
Aos meus pais, que gastaram uma fortuna comigo, sempre agradeci e agora faço o que posso para os compensar de algo que não fizeram, de todo, por obrigação, mas por gosto, para me darem aquilo que, nem de perto nem de longe, tiveram acesso. 
Os meus pais não têm nenhuma licenciatura e em tenra idade já iam para o campo com as vacas, já apanhavam batatas pela madrugada no verão e faziam todo o trabalho que um agricultor faz. Não porque os meus avós eram maus. Mas porque a vida assim o obrigava. 
Ontem fez seis anos que eles respiraram de alívio porque viram que o meu esforço e o deles, afinal, compensou. Por mais duro que pareça a vossa jornada na faculdade ou na escola em si, lembrem-se: compensa sempre :)

13 comentários:

  1. Não concordo que compense sempre, há muita gente que depois não consegue fazer uso do curso que tirou e isso entristece-me. Continuo a defender que toda a gente devia poder viver bem, com ou sem curso. Mas concordo que é uma sensação óptima quando se chega ao fim dum curso e se vêem os nossos esforços recompensados (;

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. Concluí a licenciatura em 2013 e perdi um pouco a esperança que tinha em relação a ter um bom emprego. Mas ler as tuas palavras deu-me algum ânimo :)
    Obrigada
    E parabéns!

    ResponderEliminar
  3. =)
    Apesar de não ser a licenciatura que nos faz, de facto, FAZ toda a diferença. É mais uma ferramenta para o nosso crescimento e desenvolvimento. Sou como tu, a primeira licenciada na família. Foi em 2007 e, por mais que me custe admitir (lá está, porque é "só" um papel), foi dos dias mais felizes da minha vida. =)

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  4. Esse dia para mim também chegará em breve, e acredito que será dos dias mais felizes da minha vida. E compreendo perfeitamente o que dizes em relação aos pais. Os meus também não tem nenhuma licenciatura e conseguiram dar-me tudo o que eles nunca tiveram. Se eles conseguiram eu também irei conseguir. E o que mais quero é mesmo poder retribuir-lhe tudo aquilo que me deram. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu licenciei-me há 4 anos e sinto-me frustrada por nunca ter conseguido trabalhar na área...

    ResponderEliminar
  6. Quanto aos meus pais, como não consigo trabalhar na área sinto que não os consigo deixar orgulhosos o suficiente do esforço que fizeram!

    ResponderEliminar
  7. Ritinha, lembrei-me agora daqueles dias em que nos encontrámos num curso ainda para cumprir o sonho, já depois de licenciadas (bem, a minha licenciatura já conta com oito anos, imagina!) Se pudermos continuar a preencher os nossos dias com pequenas coisas fascinantes e que nos dão gosto, (como foi o caso daquele curso ou mesmo dos nossos blogs) mesmo não trabalhando na área, esses dias serão bastante mais felizes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Compensa sempre, se mais não for pela experiência e pela aprendizagem!

    ResponderEliminar
  9. Na verdade, hoje em dia penso quão absurda eu era por me sentir cansada quando "apenas" estudava. ahahah Adorei o tempo da licenciatura e o mestrado foi uma fase excelente... saudades de não ter de trabalhar. ahahah

    ResponderEliminar
  10. Compensa sempre aprender! Parabéns!!!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Tens toda a razão, mesmo que não colhamos os frutos que gostaríamos, o saber não ocupa mesmo lugar e a experiência vale tudo.

    ResponderEliminar
  12. Estás de parabéns! :)
    Penso que estudos compensam sempre, especialmente se tentarmos permanecer na nossa área e continuar a desenvolver competências e experiência.

    ResponderEliminar
  13. Devemos sempre valorizar o nosso enriquecimento! Tirar uma licenciatura, mestrado, etc, é investir na nossa formação! Infelizmente os meus pais também não tem um curso superior, porque a vida nunca permitiu que assim fosse, e porque há uns bons anos atrás não se apostava na formação! Graças a Deus as coisas mudaram! E a verdade (agora que trabalho) é que os melhores anos da minha vida foram os da universidade ;)

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar