quarta-feira, 16 de maio de 2018

Bull Terrier | O Kazaar Foi Castrado!

O assunto foi debatido e debatido várias vezes. Castramos ou não castramos? O que é melhor para ele? Vamos pesquisar, vamos ler, vamos informar-nos com a nossa veterinária. 

E foi assim, quase desde que o tivemos nos braços, que nos dedicámos a esse estudo: pesquisar casos e mais casos de Bull Terriers castrados ou não. Como reagiam, como viviam, mudanças no seu corpo, na sua personalidade, na sua interação com outros animais. Uma coisa é certa: não existe certo ou errado no que toca às castração ou não dos nossos bichinhos. Tudo o que lemos nos deu força para avançar para a castração de forma a ajudar o Kazaar a crescer e a ser um cão saudável, feliz e sociável. Porque uma das coisas que mais lemos é que os Bull Terriers machos não castrados têm muita mas muita dificuldade em lidar com outro tipo de animais, principalmente se forem machos... aí é quase zero a taxa de sucesso. 


Quando apresentámos o assunto à veterinária que acompanha o Kazaar, ela apoiou-nos no sentido de que não era algo disparatado e lá fora (leia-se em outros países da Europa, por exemplo) é algo muito natural. Se é animal de estimação, se não é para fazer criação, é castrado. Ponto final e sem discussão. O que mais ouvi quando dizia que ia se calhar castrar o Kazaar é que era uma pena, que podia ter ali uma fonte de rendimento................................... ok. Portanto a castração já aconteceu e o Kazaar vai continuar a ser aquilo que sempre foi: a alegria da casa, a nossa companhia, o nosso grande companheiro que nunca foi adquirido com o objetivo de ser fonte de rendimento!

4 comentários:

  1. Também vou castrar o meu Bond este mês, e já vou muito tarde :( Informei-me imenso sobre o assunto, e mais do que a socialização, a mim o que me preocupa são futuros problemas relacionados com a próstata. Muitos cães não castrados sofrem disso mesmo e no fim acabam por ter que passar pela mesma operação mas muito mais velhos, o que custa ainda mais. O Bruno teve um cão com mais de 40kg durante 14 anos e o único problema que teve, foram quistos na próstata aos 8, e teve logo que ser operado e aí sim, sofreu bastante mais do que se tivesse sido perado em cachorro.
    És uma super dona <3

    ResponderEliminar
  2. Não quero tomar um posicionamento sobre este assunto, mas sempre achei estranho haver leis que penalizam quem abandona ou maltrata os animais na rua , outras que obrigam os estabelecimentos comerciais a aceitar a presença deles, outras ainda que penalizam as pessoas que fazem sexo com eles (zoofília), e no entanto...a castração, que retira aquilo que é talvez a maior motivação da existência de qualquer animal para além de ele poder comer, já é considerado um procedimento legal e...humano?

    Um conceito muito estranho, ou melhor será dizer um contrassenso.

    ResponderEliminar
  3. Acho que nestes questão cada dono é que sabe o que é melhor fazer, e o importante é que o vosso animal continue feliz e saudável :)

    ResponderEliminar
  4. Não há ninguém que saiba o que é melhor para o seu bicho do que o seu dono e ponto final. Leia-se dono como aquele que trata, cuida e faz de tudo para manter o animal feliz e o trata como família.
    O meu gato também é castrado e recebi comentários (que não foram de todo solicitados) que diziam: ah ele agora vai engordar, vais castrar para quê se está em casa? Devias fazer isto e devias fazer aquilo -.-

    ResponderEliminar