domingo, 21 de janeiro de 2018

Cinco Coisas Que Me Custaram A Habituar Quando Saí De Casa

Toda a gente sonha um dia sair de casa, encontrar o seu lar, fazer dele o seu ninho, o seu porto de abrigo; uns conseguem mais cedo que outros, mas todos nós arranjamos planos e sonhos para quando chegar esse dia. A minha vez chegou de forma não muito planeada e quando dei por mim estava "estoirar" todo o meu dinheiro em coisas essenciais a uma casa e ao seu funcionamento.

O ato de sair de casa não se traduz em apenas ganhar independência ou um lugar só nosso mas uma outra série de coisas. Em relação a mim decidi partilhar convosco aquilo que mais me custou a habituar quando dei por mim com uma casa para ser "eu" a "conduzir".


1 - Contas, contas e mais contas: definitivamente isto foi o que mais me custou, receber cartinhas [ou email's] mês após mês com valores, todos juntos, que davam - a meu ver - um absurdo! ("A sério que a luz custa assim tanto?", "A sério que já nao há gás? E é este o valor?!, etc, etc). Isto porque eu nunca tinha pago nenhuma conta em casa dos meus pais então andava meia a leste de como dói!

2 - Temos que ir às compras...: não me aborrece nada ir às compras, mas aborrece-me chegar ao frigorifico ou ao armário e constatar que falta algo. Não gosto de chegar ao ponto que falta mas muitas vezes não controlo e acaba mesmo por faltar e isso irrita-me ("Quando é que eu bebi tanto leite?!", "Como assim já não há iogurtes?!).

3 - Ainda aspirei à dois dias e olha para o chão: confesso que quem aspira cá em casa é o meu namorado, portanto isto é uma frase dele e é bem real. Como raio é possível já estar tudo cheio de pó e cenas no ar, e manchas e isso tudo?! Do que me lembro na casa dos meus pais o chão não estava sempre assim [ou definitivamente a minha mãe merece muito mais respeito pelo que sempre fez em casa!]. 

4 - O que fazemos para o almoço?: possa... a sério que não desgosto de cozinhar, apesar de não ser nenhuma master mas tem vezes que não me apetece naaaada e quase sempre nessas vezes não lhe apetece a ele também mas também não tenho nem a minha mãe cá nem a mãe dele portanto sobra mesmo para nós o ato de nos alimentarmos!

5 - Desde quando o monte de roupa por passar já tem metro e meio de altura?: outra coisa que também não desgosto de fazer é passar a ferro mas lá está, nem sempre me apetece e quando olho, o monte da roupa já quase ultrapassa a minha altura e isso irrita-me. Tal como me irrita que ele se deixe ficar até à última sem meias para olhar finalmente nos olhos da pequena montanha que existe lá em casa. 

E quando percebi que, por mais estratégias e planos para dar volta à situação, estas questões que referi continuavam a acontecer, limitei-me a aceitar que todas elas fazem parte da rotina de se ter uma casa. Acontece em qualquer lar, acontece aos melhores até.

E vocês que já saíram de casa, qual foi a maior dificuldade que tiveram? 
E os que ainda não saíram, o que mais temem?

21 comentários:

  1. Eu vivo sozinha há dois anos e aquilo que me custou mais foi ter de cozinhar apenas para mim pois eu estava habituada a cozinhar para mais três pessoas (pai, mãe e irmão).
    Pode parecer parvo, mas eu gosto de pagar contas. Dá-me uma sensação de responsabilidade que eu gosto muito de sentir.

    ResponderEliminar
  2. Recebi também pela primeira vez as contas este mês e ia-me dando uma coisinha má...
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que o aspecto financeiro é muito difícil. Digo sempre “multiplica o que achas que vai gastar por 2, para teres uma noção de quanto vai ser realmente”. Mas pronto, uma pessoa depois habitua-se =p pessoalmente, eu odeio passar a ferro ahah. E saí de casa sem saber fazer nada, digo muitas vezes isso à minha família, sempre tivemos empregada em casa e eu nunca tive de fazer nada além de fazer a cama, arrumar as minhas coisas... uma tristeza, porque depois tive de me começar a desenrascar e não sabia como! E uma pequena parte de mim quer mudar-se para uma casa grande o suficiente para que se justifique ter empregada outra vez... shame on me =p

    ResponderEliminar
  4. Quando comecei a viver sozinha (visto que os meus pais passavam muito tempo noutro sítio) o que mais me chateava era ter que estar sempre a cozinhar. Agora, que já estou na minha casa, o que mais me "irrita" é parecer que a casa está sempre suja. Acabo de limpar e passado 1 dia já vejo coisas no chão. Isso e o monte da roupa é sempre a aumentar. E somos só dois. Nem quero imaginar quando vier uma criança!! E nem vou falar nas contas. Uma pessoa bem tenta poupar mas depois vê valores que dão a volta à cabeça.

    ResponderEliminar
  5. Eu não sinto muito mas a minha mãe sente haha O que fazer para o almoço e jantar, ou o chão que ainda no outro dia foi limpo e já está a precisar de ser limpo novamente.

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ainda vivo na casa dos meus pais mas tenciono assim que possível arranjar casa com o meu namorado. Dessa lista o que mais me assusta é mesmo a questão da roupa para passar a ferro que eu detesto!!! Felizmente é tarefa que o meu namorado também sabe fazer e espero que ajude! Eheh Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Partilho de todas as tuas dores, exceto a de passar a ferro. Cá em casa usamos praticamente tudo sem passar a ferro (e juro que não ando com aspeto desleixado). O meu namorado, quando usa camisas, passas-as no próprio dia (essas não dá para usar sem passar) mas eu felizmente tenho pouca roupa que tenha que ser passada.
    O que mais me custa é que o dinheiro que transferimos para a conta conjunta no início do mês (para despesas comuns) cheios de boas intenções (ou ingenuidade mesmo) nunca chega ao fim, tem que levar sempre um reforço...ser adulto não é fácil 😔. Mas ser independente é do melhor que há, sabe tão bem!

    ResponderEliminar
  8. Eu quero muito viver sozinha mas tenho receio de todas essas coisas ahahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  9. Ahahah, também sinto todas essas coisas. Mas acho que o que me chateia mesmo é o chão, porque sou meio obcecada com as limpezas e detesto a sujidade quando parece que acabei de limpar!

    ResponderEliminar
  10. Ainda não saí e para além do facto de estar ansiosa, estou com muito receio principalmente por causa das contas.

    ResponderEliminar
  11. Tudo aquilo de que falaste faz todo o sentido para mim, por muito que o tempo passe isso vem sempre a minha cabeça pois e algo que acontece no geral a ti da a gente. Mas confesso que o que mais me irrita e mesmo limpar a casa e a seguir ficar tudo sujo. Tendo um cão pior ainda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única coisa que não me incomoda nessa lista e o passar a ferro, simplesmente não passo. Dobro bem dobrada e já está.

      Eliminar
  12. Ainda não saí mesmo de casa, mas quando estou na faculdade já sinto muito isso :P
    R.: Muito obrigada pela tua visita no meu blogue e pelo teu comentário, querida :) Um beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Eu ainda vivo com a minha mãe e acho que o que me vai custar mais são as contas...

    ResponderEliminar
  14. É uma mudança tremenda! Eu ainda vivo com os meus pais e acho que aquilo que mais me assusta é mesmo aprender a gerir as contas

    ResponderEliminar
  15. Tirar a loiça da máquina deixa-me louca. Às vezes acabo por lavar a que está suja só para não tirar toda a que está lavada lá de dentro! E apanhar roupa? E dobrar?
    Destas coisas que referes é óbvio que concordo com todas, mas ir ao frigorífico ou à despensa e não encontrar aquilo que preciso ou quero dá-me cabo do juízo! E nem posso culpar a minha mãe por não haver, o que é realmente chato!! EHEHE

    ResponderEliminar
  16. Eu ainda não saí, não por opção mas porque ainda não em foi possível, mas quero que isso aconteça o quanto antes, este ano seria o ideal, mas a ver vamos. No entanto, claro que não será fácil e o dinheiro vai desaparecer em 3 tempos, mas gosto de acreditar que tudo se faz.

    ResponderEliminar
  17. A questão das refeições é a que mais me irrita! E só faço uma refeição em minha casa, o jantar! Mas ter de planear o jantar para todos os dias é coisa que nem funciona comigo nem com o namorado! Pouca criatividade para estes lados!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ah ah ah compreendo perfeitamente.. Ainda não sai de casa dos meus pais, mas quando começo a idealizar só me lembro dessas coisas...

    ResponderEliminar
  19. COPY+PASTE

    É tudo o que tenho a dizer xD tudinho na íntegra :)
    As contas essas podiam simplesmente... Ser pagas pelas vizinhas que acham saber mais da nossa vida do que nós xD
    Beijinho ♥️

    ResponderEliminar
  20. Para mim o pior mesmo é o pó. Fico danada com o trabalho que tenho a arrumar a casa e um dia depoi sja esta tudo cheio de po outra vez -_-
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar