sábado, 22 de julho de 2017

Eles Quando Cá Estão Dão Aquela Vontade - A De Emigrar

Quando falo nEles, refiro-me aos meus amigos que estão emigrados no Reino Unido - mais especificamente em Londres.

E quando falo em ficar com vontade de arriscar é porque os ouço; ouço as suas histórias, as suas complicações diárias mas também as suas vantagens e alegrias em lá estar. E cresce qualquer coisa cá dentro... que depois desaparece quando eles vão embora. "O que faria eu indo para lá?" penso para comigo. Que oportunidade haveria eu de ter? Às vezes é preciso arriscar, simplesmente. Às vezes é preciso dar o salto. Mas acho que o devemos fazer quando estamos absolutamente incompletos com a nossa realidade (principalmente a laboral) ou simplesmente quando temos a certeza que queremos mais, mesmo que seja num ato de aventura.

Mas eu não me sinto assim. Tem dias, vá, como toda a gente. Não trabalho na minha área mas não odeio o que faço se não não o faria há já três anos. Mas por vezes sinto aquela vontade de experimentar passar aquilo que eu considero ser um grande limite para mim.

Falar sobre emigração é algo que dá pano para mangas e não venho atirar para o ar as vantagens/desvantagens dessa decisão; apenas venho confidenciar que sempre que os meus amigos estão cá e eu vejo que eles continuam a respirar e até juntam uns trocos fixes, eu fico com vontade de respirar outro ar e ganhar eu também uns trocos fixes. Porque Portugal tem tanto para me dar mas efetivamente não me dá muito dinheiro. E o dinheiro, que não é tudo, é uma parte muito importante para a minha (nossa) sobrevivência neste mundo.

Mas a verdade é que a minha vida está a ser aqui construída. A minha luta por um futuro melhor por enquanto é cá. Eu nuca direi nunca a esta opção mas da mesma maneira que fico com vontade de ir, assim que eles apanham o avião de regresso e eu regresso à minha rotina, a minha vontade também voa. Ainda estimo [mas nem sempre me sinto estimada] estar por cá.

E a vocês, quantas vezes esta ideia já vos passou pela cabeça? 
Têm muitos amigos/familiares emigrados? Partilhem! :)

4 comentários:

  1. Bem, como sabes, eu emigrei já há mais de 3 anos. Trabalhava na minha área em Portugal, mas era basicamente explorada e estava mesmo muito infeliz com a minha vida profissional... durante mais de 2 anos (o tempo que trabalhei em Portugal) também via os meus amigos emigrados e dizia "não, eu quero continuar por aqui". Até ao dia em que respirei fundo e decidi que estava na altura de mudar. Não aconselho, nem deixo de aconselhar, é algo muito pessoal. Mas não me arrependo nada, aliás, só me arrependo de não ter emigrado mais cedo!

    ResponderEliminar
  2. Bem este assunto realmente dá pano para mangas. Nunca emigrei e só vivi de perto essa realidade com os meus tios e com o meu irmão que esteve fora 6 meses. E é com base em ter tido o meu irmão fora que formei a minha opinião. O € a mais que se ganha por lá não me alicia e se sobrepõe ao facto de ca ter tudo o que é meu. Principalmente a minha família. Prefiro viver cá com menos do que estar lá fora a ganhar mais mas sem eles ao pé de mim.
    E depois há uma coisa que até posso estar errada mas é a minha opinião. Se calhar se muita gente cá fizesse a vida cá que os emigrantes fazem lá acabavam por juntar mais € também cá.
    Eu não sei em que área trabalhas, mas tal como tu também não trabalho na minha área. Mas todos os dias sujeito me a algumas coisas. A trabalhar mais horas do que o normal se for preciso a entrar mais cedo se for preciso e não receber nada em troca por isso. E vejo muita gente no nosso país que não acede em nada no que toca a fazer algum esforço. Mas está e a minha opinião e vale o que vale.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca me senti aliciada e menos ainda depois de ser mãe. Não trabalho na minha área, não gosto do trabalho que faço, mas... não pretendo sair daqui e levar o meu filho para longe da minha família ;)

    ResponderEliminar
  4. Quando oiço histórias de pessoas que emigraram para Londres, mas também me dá essa vontade. Mas, em primeiro lugar, vou tirar o curso, e só o futuro dirá onde irei trabalhar.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar