segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Setembro De 2018 E Ainda Não Consegui Entender Isto...

Faz-me muita confusão como ano após ano, independentemente das campanhas publicitárias ou das ações que haja, a história repete-se. Estou a falar do abandono de animais. 

Eu sempre tive animais de estimação em casa: gatos, cães, tartarugas, pássaros, porquinhos da Índia, enfim. Claro que à medida que fui crescendo, tornei-me mais consciente do que é ter um animal e da responsabilidade que isso acata. Mas não há nada como termos um animal absolutamente sobre nossa responsabilidade, sem depender de ninguém, para percebermos o que isso verdadeiramente significa.


O Kazaar já me deu/dá muita dor de cabeça. Já me tirou do sério, já me enervou, irritou, tirou-me horas de sono… e ainda assim sinto que nada que eu faça, vai ser suficiente para agradecer o que ele me dá. Tento providenciar-lhe boa ração, cuidados médicos, cuidados domésticos e o bem estar dele está sempre em primeiro lugar. Saber que posso fazer o meu cão feliz é uma das minhas prioridades e quando estou longe dele, custa-me a ausência. Quanto mais… abandoná-lo? 

Não entendo nem quero entender. Não aceito que perante as dificuldades que um animal de estimação possa trazer [quer a nível logístico ou financeiro até] a opção mais fácil seja abandonar. Não aceito e é algo que me desfaz o coração. Não se pode dar muito? Dá-se menos. Não se pode dar tanto? Dá-se um pouco. Encontram-se numa situação limite? Informem-se e peçam ajuda junto das instituições de proteção de animais. Porque o que eles querem mesmo é algo que conseguimos dar gratuitamente: amor, carinho, amizade.

E eu amo muito o meu bichinho! 💚

20 comentários:

  1. Não consigo imaginar sequer abandonar o meu Bondinho. Quando vejo notícias dessas na Internet ou na TV, olho para os olhos do meu cão e caem-me as lágrimas só em pensar na aflição que eles devem sentir quando são abandonado pelas pessoas que mais amam. Como é que aquelas almas puras conseguem lidar com desgostos desses? Eu não sou rica, nunca fui, mas ao meu cão nunca há de faltar nada. Se for memos xpto ele não se importa, desde que tenha um sofazinho para dormir. Eu acho mesmo que as pessoas têm que ter consciência quando acolhem um animal. E se sabem que não têm condições NÃO os podem ter, ponto final, por mais que gostem de bichinhos. Pessoas nojentas que abandonam animais deviam (e o karma tratará disso) sofrer muito na vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu Bond tem muita sorte em te ter na vida dele! Quem me dera que os bichinhos que vemos tão mal tratados/abandonados tivessem um bocadinho deste amor que n´s damos aos nosso filhos patudos!

      Eliminar
  2. Não dá, é que não dá mesmo para entender o que leva uma pessoa a abandonar/maltratar um animal. O pior é que, ou sou eu que ando mais atenta ou realmente parece que aparecem mais casos de maus tratos e abandono, principalmente nesta altura do Verão e de férias. Eu amo tanto o meu bichinho e todos os outros que nem sequer conheço que não dá para perceber o que passar na cabeça destes humanos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseste uma grande verdade, eu sou igual, gosto tanto do meu bichinho e dos outros que nem meus são, como poder fazer mal?

      Eliminar
  3. Infelizmente o abandono dos animais acontece cada vez mais! Eu adotei a minha cadela que tinha sido abandonada quando era bebe e eu só penso quem é que conseguia abandonar uma coisinha fofinha assim! Claro que dá despesas e tudo mais mas são os melhores amigos que podemos ter!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, dão despesas, às vezes do que gostaríamos, é verdade e nem há mal nenhum em reconhecer isso. Mas é por isso que os vamos abandonar…? É muita verdade numa só frase: são os melhores amigos que podemos ter!!

      Eliminar
  4. Isso acontece porque muita gente decide que quer ter um animal e não pensa, realmente, no que isso acarreta. Depois de já os terem é que se apercebem e aí já é tarde... e a solução que arranjam é abandoná-los. Não devia ser nunca solução. Em último caso, se a coisa não estiver a correr bem ou virem que não podem mais ficar com eles, dá-los a alguém que os vá tratar bem, que lhes dê uma casa e comida. Não é deixá-los na rua ao abandono, que isso também não consigo perceber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, infelizmente as nossas vidas nem correm da forma que planeámos e muitas vezes sem o querermos, temos de abdicar de algumas coisas e os animais de estimação começam logo a ser os primeiros "descartados" mas é isso, entrega-los a alguém de confiança, fazer apelos pelas pessoas/redes sociais e no máximo entrega-lo a alguma instituição. Deixá-los ao Deus dará não...

      Eliminar
  5. Hello :)
    Também é coisa que não consigo compreender... A falta de humanidade das pessoas, o umbiguismo, o seu interesse. É triste.
    Felizmente há pessoas como tu.
    Um beijinho gigante para ti e para o Kazaar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, falta de humanidade… as pessoas nem são boas muitas vezes com elas próprias quanto mais o resto. Um beijinho Ritinha!

      Eliminar
  6. É impressionante (e não pelos melhores motivos) como o abandono continua a ser abismal. Parece que quanto mais se alerta, mais as pessoas perdem a humanidade. E, infelizmente, muitas ainda devem pensar que os animais são peluches. Irrita-me profundamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles realmente quando são pequeninos são peluches mas quando crescem… aí é que a porca torce o rabo e há quem não esteja para isso porque só olham para o próprio umbigo, coisa que também me irrita profundamente!

      Eliminar
  7. Tens toda a razão, se não querem um animal não arranjem um e pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está: quem não quer, quem não pode, não os tenha. Simples e amigos à mesma!

      Eliminar
  8. Acho que o problema é que as pessoas derretem-se todas quando tem um cachorrinho nas mãos, porque parece um bebezinho indefeso, e acham que, por acolhê-lo e dar-lhe um lar, estão a provar a si próprias que são boas pessoas porque salvaram o bichinho da morte, mas depois o cachorrinho cresce...e vai ficando enorme...e deixa de ser tão fofinho...e come cada vez mais...e tem que levar vacinas...e é preciso limpar o cócó dele...e...pois...acho que já sabem o resto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é a verdade. As pessoas esquecem-se que os animais, assim como os humanos, vão crescer, ter outro tipo de dimensões e necessidades e da mesma forma que não descartamos alguém da nossa família - a priori - porque o fazer com o nosso animal? Enfim :(

      Eliminar
  9. é lamentável que as pessoas mal tratem os animais...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito, muito triste e mostra bem a maldade no ser humano e no próprio mundo em geral!

      Eliminar
  10. Faço das minhas palavras as tuas! É tão triste ver ano após ano que nada muda... o abandono dos animais continua e ninguém faz nada! Não sei como é que as pessoas são capazes, talvez não tenham coração ou não tenham sentimentos, mas não compreendo de todo e dói-me imenso ver animais abandonados!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  11. Não podia concordar mais. O Floki pode dar connosco em malucos mas nunca o deixo para trás. Quando vou de férias faço questão que ele vá e só vou para sítios onde ele possa estar. Mudámos muitas rotinas por "culpa" dele mas não me arrependo nada. Sabíamos muito bem ao que íamos quando o fomos buscar. Agora ele é nossa responsabilidade e faremos sempre o melhor para ele!

    ResponderEliminar