quarta-feira, 12 de setembro de 2018

É Possível Arrendar/Comprar Casa Em Portugal Com O Ordenado Mínimo?

Não sou a pessoa que mais atenta está aos noticiários mas há assuntos que vamos ouvindo de forma repetida, acabando por ficar qualquer coisa a martelar-nos na cabeça. E há uma curiosidade que não para de vaguear pela minha cabeça [não pensem que é algo altamente altruísta]: porque raio é que os preços das casas para alugar/comprar estão tão, tão caras?! 

De onde vem essa ideia de que o português está assim com tanto poder monetário? Quem incentivou o aumento dos valores para algo absolutamente inalcançável para a maioria das pessoas? Não pode ser só culpa do aumento de Turismo no nosso país. Nem muito menos o aumento do ordenado mínimo. Será que estamos todos a viver muito melhor e só eu é que não reparei porque continua a ser uma facada no coração atestar o carro (e o meu é a gasóleo) ou passar a Ponte 25 de Abril todos os dias a um valor mínimo de 1,80€? Ou será que as casas só estão caras para a minha carteira?

Não fui em busca de respostas, confesso-vos, mas andei a pesquisar se realmente eu estava sozinha no mundo a achar isto e deparei-me com um artigo do Observador onde pessoas visitaram casas que nem duche nem sanita tinham e pediam uma renda de 400 euros. Quatrocentos euros! E fiquei ainda mais curiosa em relação ao mercado imobiliário. Eu admito que não tenho experiência alguma, nunca aluguei uma casa ou sequer visitei alguma para comprar mas gostava muito de saber se, algum meu leitor, já passou por alguma destas experiências e que desse a conhecer o seu parecer. 

Visitaram algo descabido? Encontraram casa à primeira? Ainda existem casas com bons valores de arrendamento/compra? Ter ordenado mínimo e alugar uma casa, é possível? Conseguem sair de casa dos pais sozinhos ou é algo absolutamente insustentável? Partilhem comigo!

14 comentários:

  1. Quando saí de casa dos meus pais para morar com o namorado encontramos logo um T1 que para além de mobilado estava todo equipado e a renda não era nenhum disparate. Desde há uns anos para cá que temos interesse em passar para um T2 e até agora só visitamos 2 casas e uma tinha um preço elevado para o que era, e a segunda tivemos um problema com o senhorio que não nos permitiu avançar com o arrendamento.
    No sítio onde vivo os preços não são nenhuma loucura como Lisboa ou Porto mas tendo em conta a falta de oferta os poucos que há puxam sempre um bocadinho. Mas o nosso maior problema é mesmo não haver oferta.
    Quanto a comprar não tenho qualquer experiência!
    Deixo aqui também um conselho para quem pretende arrendar casa, há uma ajuda chamada "PORTA 65" que durante 3 anos cobre uma percentagem da renda a pagar. É uma óptima ajuda para jovens casais, em que os rendimentos sejam o salário mínimo ou pouco mais que isso.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que aqui na capital e arredores as coisas estão pela hora da morte para não dizer insustentáveis. A sério, é uma coisa por demais. Mas não tinha noção de que em alguns sítios a falta de oferta também poderia ser um problema :/

      Eliminar
  2. Isto está num estado maluco. De Lisboa eu nem falo, mas sou do Porto e quando andei à procura de casa, há um ano atrás, tive a sorte de encontrar uma porreira por um preço que eu posso pagar (sozinha), mas vi coisas ridículas. 300€ por um barraco numa ilha, sem chuveiro que se pudesse chamar de tal coisa, que aclamava ser um T2 mas que não tinha espaço para uma cama de casal em nenhum dos quartos, e cujas escadas em caracol não tinham espaço para um corrimão. Não fiquei lá mas logo a seguir a mim foi um casal com um filho bebé ver a casa e eu só pensei no perigo que seria para aquela criança. De resto, só agradeço ao meu senhorio pelo que me cobra, porque a valor semelhante só encontrava casas com a janela do quarto enfiada na rua, buracos escuros e coisas manhosas...E agora ainda estão mais caras. Sou completamente fã da onda de turismo, mas devia haver legislação que protegesse o mercado do imobiliário.

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que ouço dizer o Port está na mesma situação que Lisboa: um caos! Por muito que procuremos, os valores andam sempre à volta do absurdo e sim, situações como as que descreves (um quarto não ter espaço para uma cama de casal??) são mais do que comuns mas há quem precise mesmo, mesmo e se sujeite :/

      Eliminar
  3. Sozinho com o ordenado mínimo é muito difícil, certamente... eu não vim sozinha, saí da casa dos meus pais para me juntar, mas já passámos por duas casas e vimos outras pelo caminho. Aqui não há tanta oferta assim e as que há acho caras. A nossa foi mesmo um achado, mas não é a casa perfeita. Pagamos 300€ por um T3, que agora não consigo encontrar em lado nenhum, 300€ pedem por um T2, quando não é mais... e, mesmo assim, usufruímos da Porta65, que é uma ajuda enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 300 euros neste momento por Lisboa ou arredores só um quarto e com muita muita sorte e bem longe de tudo e mais alguma coisa. é um absurdo total e é como dizes, ordenado mínimo só uma pessoa a sustentar estes valores significa andar sempre com a corda ao pescoço :/

      Eliminar
  4. Acho que nas grandes cidades, principalmente Lisboa, não consegues mesmo, nas pequenas terras consegues viver e alugar uma casa com o ordenado mínimo. No entanto, é muito triste ver o telejornal por estes dias e ouvir alguns alunos que entraram em Lisboa, a dizer que têm de desistir pois não têm dinheiro para se sustentar, alunos com médias altíssimas mas que não conseguem pagar 400€ (no mínimo) por uma espelunca para viver, sim, porque há coisas que não podem ser chamadas de casas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é outra coisa que anda a ser absurdo… malta com vontade de estudar e sem ter onde ficar. Pais a pagar propinas e ainda mensalidades de casas aos valores que estão? Mas onde está a educação, neste caso, ao alcance de todos? É muitooo triste.

      Eliminar
  5. É absolutamente surreal, nem tenho palavras. Porque os preços praticados desanimam logo a procura :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desanimam e revoltam. Porque não temos por onde começar, não temos uma luz para nos guiar!

      Eliminar
  6. Não acho que seja possível. Quer dizer, é possível se forem duas pessoas a viver juntas e a dividir as despesas. E pode acontecer que os ordenados sirvam apenas para isso, para a casa, as contas e a alimentação, sem restar nada para guardar. Assim é possível, mas quem é que gosta de gastar o ordenado todo nestas coisas e não ficar com um pouco para si? Eu não gostaria, certamente. Foi por isso que ainda não saí de casa da minha mãe. Enquanto trabalhei, ganhei uma miséria de ordenado (tendo em conta que estava a trabalhar na área em que me licenciei) e achei que nunca iria conseguir sustentar-me só com aquilo que recebia, e sozinha. É muito diferente ter alguém com quem dividir as despesas e tê-las só por tua conta. Por acaso houve uma altura em que procurei apartamentos T1 para alugar... Para além de não encontrar praticamente nada, aqueles que encontrei pareciam não ter grandes condições e as rendas eram...bem, digamos que metade (ou mais) do meu ordenado iria para a renda lol portanto o restante iria para a alimentação, gasolina e afins...acabando por não me sobrar nada. Seria trabalhar para sobreviver. Daí ainda não ter saído de casa da minha mãe. Mal posso esperar para ter o meu espacinho, mas, infelizmente, não estou a ver isto a acontecer tão cedo :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente aquilo que dizes. Realmente é possível mas o nosso ordenado fica todo em despesas, não sobrando nada seja para o que for o que também é mau porque volta e meia, o carro precisa de manutenção que nem sempre pode ser barata - e isto é apenas um exemplo, nem falando de alguma urgência médica ou assim. O panorama não é fácil mas quero acreditar que ainda assim é melhor comprar que arrendar porque como dizes, as rendas estão para lá de exorbitantes e por casas que não valem um terço! Boa sorte para ti!

      Eliminar
  7. Como em tudo, depende de onde vives e se partilhas casa com outra pessoa
    . Ainda há dias falava com a minha sogra que fazia a pé uns largos quilómetros para apanhar o autocarro e com um bebé ao colo para ir deixá-lo à ama e depois trabalhar, para lá a descer e na volta a subir e bem íngreme...
    Ou seja, tudo se faz, depende de quanto queres e do que estás disposta a sacrificar mas que não é fácil, não é...

    ResponderEliminar
  8. nao tinhas um carro eletrico agora ha pouco tempo?
    sempre vivi em apartamentos no centro de lisboa e sim estao caros. mas comprei agora um apartamento, um pouco longe do centro mas nada de especial... tem metro relativamente perto... mas nunca iria para a margem sul. considero demasiado longe e é preciso carro para tudo!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar