quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O Dia Em Que O Kazaar Virou Bull Terrier De Verdade...

Ser dona de um cão de primeira viagem tem muito que se lhe diga. Estamos sempre a ser surpreendidos por alguma coisa, mesmo que tenhamos lido e obtido mil informações acerca da educação de um cão ou de uma raça em especifico. Como sabem, na altura que pensei em castrar o Kazaar, li imensa coisa para obter o máximo de prós e contras, de forma a ajudar a tomar a melhor decisão. E até hoje em nada estou arrependida de ter escolhido castrar; muito pelo contrário. O Kazaar é um animal super social, dá-se com todo o tipo de cães, não mede por vezes a força nas brincadeiras mas nunca mordeu. 

Até esta segunda-feira. 
E eu fiquei sem gota de sangue quando vi aquela boca aberta, quando vi aqueles dentes todos de fora, quando ouvi o outro cão, o Cokie, a ganir e quando vi que aquela mandibula não se abria nem por nada deste mundo. Foi terrivelmente assustador porque foi a primeira vez que vi o Kazaar a defender-se. Era um cão com quem ele já tinha estado e até tinha corrido bem. Mas não naquela noite. Naquela noite o Cokie atacou o Kazaar e ele não arranjou outra forma sem ser defender-se. Para mal dos meus pecados porque pensei que arrancava um bife ao Cokie. Presenciei de perto o que é um Bull Terrier sentir-se provocado e chateado. Só os conseguimos separar com água mas não desejo a experiência a ninguém. No final, o Kazaar estava extremamente desorientado, sem ter bem noção de como aquilo aconteceu, querendo só estar perto de mim. E foi isso que aconteceu… dormiu a noite toda no aconchego do meu corpo porque estava demasiado assustado, eu sentia. 

Foi assim que ele quis adormecer naquela noite...

Esta segunda-feira vi o meu cachorro transformar-se em adulto e eu senti que não estava preparada para perder o meu doce menino para este tipo de situações mas a verdade é só uma, como as evitar? Quando o solto no parque de canídeos, estou sempre atenta aos passos dele. Não tolero ataques do Kazaar porque não é essa a educação que insistimos em dar mas em caso de ataque do outro lado, como poderei impedir a sua própria defesa? 

Muita coisa a assimilar… Vocês já passaram por episódios parecidos com os vossos bichinhos? 
Qual foi a vossa reação? O que aconselham? 

7 comentários:

  1. Infelizmente o nosso cão mais novo (labrador) saiu muito agressivo. É o mais amoroso em casa, aquele que pede sempre miminhos, mas fora de casa é o terror. Com outros cães, com outras pessoas,no veterinário então é um circo segurar aquele bicho de 54 kg.
    Não compreendemos como ele é assim porque a educação que levou foi igual aos outros 3 mas agora só nos resta estar com a máxima atenção.
    O açaime passou a ser obrigatório quando está fora de casa. Custa-me imenso vê-lo assim mas por uma questão de segurança tem de ser!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 54 quilos é obra!! Mas os animais são como as pessoas, cada um tem a sua personalidade. O Kazaar é um doce, com humanos ou outros cães mas já se sabe defender. Porque é mesmo assim a vida :(

      Eliminar
  2. Vai a um centro de educação canina, podem dar-te conselhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ando a pensar nisso, mal não lhe irá fazer algum!

      Eliminar
  3. Ele vai sempre defender-se, como qualquer animal, por isso têm instinto.
    As minhas cadelas, e são as duas minhas, já andaram várias vezes à briga, a mais pequena então toca de morder na outra e deixá-la cheia de sangue, também só as conseguimos separar com água, e agora já está cada uma no seu canil, ficou resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso mesmo, é instinto; pouco ou nada posso fazer porque está em cada um de nós o instinto da defesa. Mas custa muito saber que pode ser magoado ou magoar outro bicho a sério!

      Eliminar
  4. Olá. Eu tenho um cão com quase 40kg que tem alguns problemas comportamentais, agravados pelo facto de ter sido mordido por um cão quando era ainda um cachorro. Já gastei muuuuuuuuuuuito dinheiro em aulas de comportamento canino e tive que aprender muuuuuuito para o poder ajudar e ajudar-me a mim, claro. Estou solidária contigo relativamente a este assunto e posso-te dizer que é normal o cão ter instinto de protecção, e é saudável que o cão rosne para avisar que não está a gostar. Pela tua descrição o outro cão atacou primeiro o Kazaar e daí resultou a mordida. Mas que tipo de ataque estamos a falar? Uma rosnadela? Uma mordida? Se a mordida foi uma resposta excessiva do Kazaar à provocação do outro cão, parece-me que estás com um problema que deve ser resolvido o quanto antes. Procura um bom treinador de cães, com experiência em comportamento canino. Não te fies em treino de obediência clássica, treinadores que usam estranguladoras e coleiras de picos, garrafas com pedras para assustar os cães...Só com entendimento em comportamento canino e treino especializado consegues impedir que esse comportamento escale (e olha que escala :( experiência própria embora o meu cão nunca tenha mordido nenhum cão nem pessoa). Se fosses do norte podia-te dar algumas referências que me ajudaram muito

    ResponderEliminar