quarta-feira, 5 de setembro de 2018

DICAS | Como Sobreviver Ao Mês De Setembro?

Nunca gostei muito das publicidades sobre o Regresso às Aulas - lamento televisão portuguesa, eu continuo a mudar de canal! Fazia recordar-me, em miúda, que sim, a escola estava quase a chegar e nem sempre estava muito para aí virada. Com o passar do tempo o cheiro dos livros deixou de me agradar e de me suscitar curiosidade. [Eu sei que a moda é dizer "Ahhhh adorava o novo material escolar, os cheirinho dos livros, organizar tudinho para arrancar em grande, etc, etc]. Não passei a ficar desinteressada, comecei apenas a perceber que estava a navegar num mar demasiado grande; e porque digo isto? Porque eu não sabia o que queria ser "quando fosse grande" e sentia-me a naufragar porque nada me puxava verdadeiramente a não ser a disciplina Português - será que ainda é assim que a malta chama?

Perante este momento da minha vida e pensando que alguém irá ler este post e identificar-se, decidi dar-vos umas quantas dicas [que gostaria de ter lido na altura] para encarar este regresso às aulas de forma mais descontraída possível, mas também serve para o resto do ano!

1 - Assistir ao filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal": sendo uma eterna fã de Harry Potter, sabendo muito bem como funciona e como é aquele mundo tão fantástico e tão mágico, digo-vos que ver este primeiro filme vai ajudar-vos a ter mais vontade de voltar à escola e aos livros. Já nem falo da saga toda mas este primeiro livro/filme faz com que nos identifiquemos com a expetativa de voltar á escola ou de conhecer uma nova escola onde as dúvidas se seremos aceites começam, se tudo vai correr bem, se iremos conseguir acompanhar o ritmo… well, etc, etc, acho que pereceberam. vejam e inspirem-se!


2 - Pode custar mas organiza a tua nova rotina: aproveita estes últimos dias para organizares a tua vida. Sê e mostra-te responsável aos olhos dos teus pais para que eles te deem total liberdade de seres tu a decidir o teu horário. Lembra-te que é obrigatório ter tempo para os trabalhos de casa da mesma forma que é imperativo teres tempo de lazer! Tempo para praticar desporto ou simplesmente estares com os teus amigos que com certeza estarão no mesmo barco de dúvidas e incertezas que tu. Mas criar uma rotina vai ajudar-te a interiorizar e a desbravar caminhos que a curto, médio ou longo prazo, irás descobrir. 

3 - Mente aberta sempre: não há nada que te faça sentir melhor do que seres tu próprio. Eu sei que podes ainda não saber disso, se calhar achas que tens de ser igual a A ou a B mas acredita que serás sempre mais feliz aceitando-te e sendo como realmente és porque ninguém nunca é igual a alguém mas existem pessoas muito semelhantes e com certeza vais encontrar alguém que partilhe os teus gostos e pensamentos. Não te anules mas também não ridicularizes que não for à tua semelhança. Não promovas nem aceites o Bullying!


4 - A escola é o teu trabalho: pagas contas como água, luz, gás? Ou alimentação? Não? Então significa que só tens um trabalho: a escola! Por isso, de tudo o que tens de fazer no teu dia-a-dia, é a ela que tens de te dedicar mais. Há dias que vais sentir que é um sacrifício (quem nunca?) mas tenta lutar contra isso; pensa que hoje em dia, uma pessoa com educação, é uma pessoa do futuro, uma pessoa do mundo, pronta para saber lidar com a História, com a diferença e uma pessoa com visão! Melhorar o mundo está sim nas tuas mãos, queres melhor trabalho que este?!

Em suma: leveza no espirito que tudo há-de correr bem! As coisas a seu tempo vão deixar de ficar tão confusas e incertas e vão entrar num ritmo certo: o vosso ritmo! 

13 comentários:

  1. Eu não era assim especial fã da escola, mas iniciava sempre o ano entusiasmada. E, sinceramente, agora tenho saudades desse tempo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu devo de confessar que dos tempos de faculdade tenho saudades, o resto vou dispensando ahahah!

      Eliminar
  2. Dicas úteis, especialmente a primeira :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah tenho a certeza que a primeira é das melhores :p

      Eliminar
  3. Gostei. Eu encaro sempre este mês com optimismo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim é que deve ser, este e todos os outros meses! ;)

      Eliminar
  4. Sim! No Youtube e até mesmo aqui na blogosfera é só posts do regresso às aulas... torna-se aborrecido xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar contigo, neste momento só se fala desse tema mas ainda assim quis falar á mesma, abordando uma perspetiva diferente, creio eu :)

      Eliminar
    2. Sim!! Não me interpretes mal, não estou a dizer que o teu é aborrecido, aliás eu espero entrar no meu último ano de mente aberta. Mas no youtube só se repete a mesma coisa... material escolar e sempre as mesmas dicas

      Eliminar
  5. Eu já sou o oposto: sempre adorei as campanhas de regresso às aulas. E estava desejosa de voltar à escola :)
    Adorei as dicas!

    ResponderEliminar
  6. Sempre gostei de Setembro. Em miúda porque gostava de recomeçar a escola, reencontrar amigos e estrear material novo (sim, era dessas :p), agora porque enquanto Educadora representa um enorme mundo por descobrir. Gosto destes recomeços :)

    ResponderEliminar
  7. Boas dicas, sem dúvida. O problema é que só percebemos isso e só damos valor quando crescemos e temos de começar a trabalhar para pagar as nossas despesas.

    ResponderEliminar