segunda-feira, 24 de julho de 2017

4# Roteiro para três dias em Barcelona

Terceiro dia

Park Guell

E por fim chegámos ao último dia em Barcelona, onde desta vez o carro foi connosco para todo o lado.

Mais uma vez levantámos cedo e rumámos ao Park Guell, já que não tínhamos tido sorte no dia anterior em arranjar bilhetes. Guess what? Quando lá chegámos também já não havia bilhetes! Ficámos mesmo com os cabelos em pé porque era algo que queríamos mesmo (nunca nos lembrámos de comprar pela Internet) mas mais uma vez limitámo-nos a passear cá fora, aproveitando ainda para comprar uns recuerdos.

Tibidabo

Depois daquela desilusão, decidimos ir em busca de outro lugar que estava no nosso roteiro: a montanha de Tibidabo. Com 512 metros, este é um dos pontos de referência para quem vai em busca de ver Barcelona de forma bem ampla e eu adorei o que vi. A viagem até lá foi muito engraçada (e a meio da subida têm outro miradouro que vale a pena parar) mas o mau de andar em Barcelona de carro é que o estacionamento é pago a peso de ouro. Mas o que vimos - a paisagem, o parque de diversões e a igreja Sagrat Cor - fez valer muito, muito a pena!

[Nota: O valor do estacionamento é de 0,05 cêntimos por minuto.]




Montserrat

No roteiro que tivemos acesso, avisaram-nos de que Montserrat ia valer a pena mas iria demorar um dia inteiro. Não foi um dia inteiro mas quase porque levou-nos o resto do dia. O GPS enganou-nos e mandou-nos para o lado oposto; quando encontrámos o caminho, confesso que passei mal, com tanta curva. Não consegui apreciar a viagem, muito pelo contrário. Estando lá, já sem enjoos e com o sol e o vento a bater-me na cabeça e no peito, pude usufruir na plenitude daquele lugar, mas já com muito cansaço em cima. 

[Nota: Como sempre, estacionamento nada barato - seis euros.]

Aqui há uma fusão entre valores naturais, culturais e históricos, pois aqui abriga o famoso Mosteiro do Monte Serreado, dedicado à Virgem de Montserrat. Malta das caminhadas, este sitio é visita obrigatória; eu própria arrisquei e ainda andei um pouco (nesta altura do campeonato a minha bolha no dedo mendinho do pé estava terrível) para aproveitar bem a paisagem.

[Nota: Subimos de "metro" até ao cimo da montanha - 25 euros (!!!) ida e volta para dois.)





Camp Nou

Ainda havia um pouco de luz solar quando saímos de lá (porque pela primeira vez apanhámos chuva torrencial) e aproveitámos, num último ato de visita à Cataluña, fomos (obviamente) ao espaço exterior do estádio Camp Nou, do Barça. Sem dúvida que eles vivem o futebol, sem dúvida que aquilo é uma máquina de fazer muito, muito dinheiro, sem dúvida que envolve toda a cidade, como se de uma nação se tratasse (e como eles querem que seja...).


Tempo de regressar à tenda e começar a preparar o corpo para receber o jantar e uma noite de descanso porque o dia seguinte ia ser cansativo.
E foi. Cerca de 15 horas de viagem, já nem sei bem. Já nem via bem. Já só queria chegar. Mas com certeza que levo esta viagem no coração, porque as viagens fazem-nos bem, dão-nos recordações, dão-nos cultura, dão-nos sabedoria. E aquecem o coração. Barcelona não ficou no meu top 10, mas merece a pena ser visitada!


Agora vamos lá ver qual será o meu próximo destino... Até lá, boas viagens por aí! :)
Ps: Espero que tenham gostado de todo o roteiro de Barcelona - convido-vos a espreitar os anteriores!

2 comentários:

  1. 0.05€ por minuto? Isso é para lá de muito!
    Quero muito ir a Barcelona mas ainda não sei quando será!

    ResponderEliminar
  2. A minha saudade de Barcelona está a bater!

    ResponderEliminar