Sou a típica portuguesa que assim que começam os primeiros raios de sol vira tal e qual um caracol, vou logo esticar os presuntos ao sol - leia-se que muitos anos começava a fazer praia em março estendendo-me ao máximo até outubro, por vezes - e hoje estamos a oito de junho e só agora tenho uma cor mais perto do branco sujo que do branco pérola (isto sou eu a ser simpática e a não chamar-me de fantasma).
Mais do que estar preocupada com o bronze, o que me assusta mesmo são as condições climatéricas, que estão cada vez mais bipolares. E não vale a pena chorar que somos mais tristes sem sol, que o tom dourado dá um ar mais saudável à pele quando o ser humano é o único responsável por isto. Em novembro do ano passado fui a Paris, andei lá de top e camisa; à uma semana, portanto, em maio, Paris estava sob chuvas torrenciais. Por exemplo!
Os alertas estão à nossa vista e deixo-vos aqui algumas dicas que todos nós já lemos, nem sempre o praticamos mas não custa relembrar e reforçar:
1- Desliguem totalmente da tomada os aparelhos electrónicos que não estão a utilizar;
2- Encham sempre as máquinas de lavar loiça e roupa antes de as por a funcionar;
3- Nunca desperdicem água: prefiram um duche rápido e
desliguem a água sempre que se estejam a ensaboar. Podem ainda colocar um
balde no chuveiro e aproveitar para recolher a água que corre
enquanto esperam que aqueça e utilizá-la para lavagens ou rega.
(Isto acontece MUITO na minha casa). Existe ainda a propaganda já muito falada (e aplaudida) Xixi no Banho! Desperdício Zero!
4- Evitem utilizar o Ar Condicionado;
5- Substituam as lâmpadas por lâmpadas de baixo consumo;
6- Separem e reciclem;
7- Usem o papel higiénico de forma responsável;
E a lista estendia-se em variados items mas se começarmos por estes, estaremos, com certeza, a mudar já algo, por mais pequeno que achemos que seja o nosso gesto!
Engraçado que acho que em Portugal somos, apesar de tudo, muito mais conscientes do que aqui em França. Aqui quase não há contentores para a separação do lixo, pelo menos na minha cidade, tenho que andar imenso, carregada com as coisas. E eu dou-me a esse trabalho, a maior parte das pessoas não está para se cansar. E, por exemplo, no meu trabalho deitamos quilos de papel fora todos os dias, ando há que tempos a dizer que devíamos separá-lo para a reciclagem e as outras pessoas limitam-se a revirar os olhos e a nem me responder...
ResponderEliminarIsso é tão importante. Nos últimos anos estamos a apercebermo-nos do mal que andamos a fazer ao ambiente =|
ResponderEliminar