quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O Poder Dos Animais No Combate À Ansiedade/Depressão!

Este post vem com uma assinatura pessoal mas também foi escrito depois de ter lido bastantes artigos sobre o poder que um animal de estimação tem na luta contra a ansiedade e depressão. Primeiramente vou explicar que toda a minha vida eu convivi com animais e SEMPRE tive animais de estimação. De todo o género. Se eu fui mais feliz por conviver com animais? Sem a menor dúvida. Se influenciou a minha personalidade, a minha forma de ser e de estar? Com toda a certeza!

Um animal de estimação tem um poder terapêutico gigante sobre nós, independentemente de como correu o nosso dia. Okay, quantas vezes fiquei de cabelos em pé ao chegar a casa e ver a casa do avesso, coisas estragadas, etc, também admito mas admito de igual forma que no dia seguinte já não era nada comigo porque ali estava ele, pronto para me amar com as suas pilhas no máximo. E é isto o que um animal de estimação faz: ama-te, incondicionalmente; a ele não lhe importa onde trabalhas, onde vives, o que vestes - a ele a única coisa que importa é o amor.

Amor descomplicado

Pessoas que estão com depressão sentem muita falta de amor; na verdade, sentem muita falta de tudo porque simplesmente estão sem chão e esta realidade já não lhes diz grande coisa porque estão absolutamente perdidos na sua própria realidade turva. Um animal não te vai dar palavras de apoio ou consolo. Um animal não te vai conseguir relembrar de tomar medicação. Mas um animal vai dar-te o calor de um coração que bate e pouco pede em troca, para além de ser um excelente auxilio no combate à ansiedade porque, no caso do cão, por exemplo, vai "obrigar-te" a ires à rua, estar ao ar livre, exercitares-te e como li num artigo, pode ajudar a conhecer novas pessoas [quem nunca passeou o seu cão e foi interpelado por alguém, nem que seja para fazer uma festa no vosso amiguinho de quatro patas?]. Criar rotina é essencial para quem sofre de depressão e ter um cão vai ajudar a criá-la!

Outra curiosidade… vocês sabiam que, segundo este artigo, está comprovado que, se olharmos fixamente para o nosso cão, o nosso cérebro produz mais da hormona oxitocina (hormona da felicidade), fazendo diminuir a sensação de fadiga, stress, tristeza, angústia, solidão e depressão? Não sei quem comprovou mas eu posso fazê-lo! É tão verdade que o ouvir ronronar do gato acalma ou o simples toque no pêlo do vosso animal alivia a sensação de angústia…

Cão ou gato?

Aqui as opiniões diferem… na ajuda ao combate à ansiedade e depressão, tudo aponta (e com sentido) que a melhor opção será mesmo o cão. E atenção que eu sempre tive gatos, não estou aqui a desvalorizar o seu poder terapêutico. Mas em casos específicos como a depressão, um cão vai aceitar amor e carinho a qualquer hora do dia (já o gato…) e ainda te vai obrigar a ir à rua - o que é extremamente importante no tratamento de alguém que, sem perceber, só se quer isolar. Também, na categoria de cães, devemos ter em atenção que se calhar um cachorrinho como um Bull Terrier [falando da minha experiência] não será a escolha mais viável porque nos primeiros anos de vida vai exigir MUITO de ti e, no meio da depressão ou ansiedade, poderá o feitiço virar-se contra o feiticeiro, causando ainda mais ansiedade (por não conseguir lidar com tanta "exigência" canina) ou podendo criar a vontade de querer desistir de manter o animal de estimação (criando mais emoções e sentimentos negativos, quando é o oposto que procuramos).

Por isso, meus queridos leitores, ter um animal de estimação SÓ tem benefícios! Já disse muitas vezes em posts anteriores que eles não precisam de uma vivenda gigante ou da melhor ração do mercado. Eles precisam de um metro quadrado de cobertor e de um abraço caloroso do seu dono, sempre que pedirem. E nós só precisamos exatamente do mesmo… por isso se conhecem alguém que sofre de ansiedade ou depressão (claro que há casos e casos) proponham esta terapia. Uma terapia de multiplicação do amor!


Ps: Pode ser que esta fotografia consiga resumir o que eu disse! :)

12 comentários:

  1. Sem dúvida alguma que ajuda imenso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são uma grande ajuda e de um grande companheirismo e sem igual!!

      Eliminar
  2. Os animais são uma verdadeira bênção. Sabem sempre aquilo de que precisamos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, fico grata por ter crescido sempre com animais. São mesmo a melhor coisa do mundo!

      Eliminar
  3. Cresci sempre rodeada de animais de estimação, o que nesta família sempre foi olhado de lado (porque deitam pêlo, porque sujam, porque fazem uma série de coisas que dão trabalho). Todos eles foram importantes e todo eles tiveram o seu papel na minha vida. A morte de um deles despoletou sentimentos que nunca tinha sentido e passados poucos dias tive o meu primeiro ataque de pânico. Foi a pior noite da minha vida. Mas pouco tempo depois surgiram outros dois cães vindos directamente do canil. Magros e assustados. Chegaram numa altura em que pensava que o mundo estava a acabar e desde então que têm sido o meu apoio. Cada um à sua maneira, é certo, mas ainda assim de um amor incondicional e que às vezes me questiono se sou merecedora ou não. Acho que é seguro dizer que eles fizeram (e ainda fazem) mais por mim do que eu própria, do que muita gente. Não tenho de lhes dar explicações. Não tenho de lhes esconder como sinto. Não tenho de dar a parte forte. Por isso, o meu grande obrigada a estes companheiros de quatro patas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os animais são um exemplo que nós humanos simplesmente não conseguimos seguir. Fico contente que tenhas sentido esse apoio dos teus companheiros - mais não se podia pedir!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Passar a mão no pelo do gato, ouvi-lo ronronar, etc faz maravilhas!!

      Eliminar
  5. Não tenho animais porque não fui habituada assim e ainda vivo com os meus pais mas quando morar sozinha é algo que quero muito pois tenho a certeza de que só me vai fazer bem! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem e vais ver e sentir, essencialmente, que a tua vida vai melhor num certo ponto! :)

      Eliminar
  6. Eu passei pelo início de uma depressão. Tenho um gato já há uns anos, mas é muito arisco e prefere estar a dormir no seu canto. Tive vários dias em que cheguei a casa, vinda do trabalho, tristíssima, e enroscava-me no sofá cheia de vontade de chorar. Em alguns desses dias, pareceu que o meu gato se apercebeu de como me sentia e veio enroscar-se ao meu lado :') (e isto é quase "um milagre" vindo de um gato arisco como o meu xD)
    Por isso, acredito mesmo que os animais podem ajudar bastante. O meu gato, pronto, tem essa personalidade... Acredito que, se ele fosse mais "sociável" e mais meigo podia ter sido uma grande ajuda. Quis ter um cão, por acaso, quando passei por isso. Principalmente por causa da questão de me obrigar a sair à rua, a ter uma rotina, a obrigar-me a arranjar-me minimamente para sair, e talvez até me ajudasse a conhecer pessoas novas. Por diversos motivos, no entanto, não pude ter.
    Gostei desta publicação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo quando falas de gatos ariscos porque na casa dos meus pais tenho um. Ainda assim, o simples facto de ele vaguear pela casa enche o coração. Obrigada pelo feedback! Força :)

      Eliminar