segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Bolsonaro vs Haddad | Sabemos Todos O Que Se Passa No Brasil?

Malta, hoje decidi trazer um post um bocadinho mais educativo [porque eu própria instrui-me ao fazer estas pesquisas] e mostrar-vos, através da comunicação social apenas (porque não vivo no Brasil para fazer um relato na primeira pessoa) o que raio se está a passar no Brasil. Sei que estamos a uns bons quilómetros de distância e que, à partida, não é uma luta nossa. Mas isto é somente aquele pensamento de facilitismo. Mas será que não é mesmo uma luta também nossa?

Então, não sendo eu brasileira nem nunca ter estado sequer naquele país, decidi pesquisar um pouquinho sobre a primeira volta das eleições para a presidência. Nos últimos meses só via o #elenão em todas as redes sociais mas farta de estar na ignorância, decidi perceber quem era ELE e porque NÃO através de vários artigos. Deixo-vos aqui um excerto de um artigo do Expresso


" (…) 63 anos de idade, Bolsonaro é deputado há 28, sem intervalo. (…) A violência da retórica de Bolsonaro ultrapassa a do Presidente dos EUA; o agora candidato a Presidente do Brasil é conhecido por defender a pena de morte, a ditadura militar, a liberalização do porte de arma e a esterilização dos pobres. (…) Ao longo de 28 anos de atividade parlamentar, Bolsonaro só apresentou 176 propostas; destas, só duas chegaram a lei. (…) Em 2014, Bolsonaro foi eleito pelo estado do Rio de Janeiro; sob o tema da segurança — o homem que diz que “bandido bom é bandido morto”— não apresentou uma única proposta.

(…) é conhecido no Congresso por vários processos e condenações. São os casos do elogio ao coronel Ustra, ex-comandante (…) da polícia política do exército durante a ditadura brasileira —, que foi um dos torturadores da ex-Presidente Dilma Rousseff, ou da apologia da violação quando, há dois anos, se dirigiu à deputada do PT, Maria do Rosário, e lhe disse que não a “iria violar, porque não merece”. Bolsonaro acabou por escolher um general para vice-presidente: António Hamilton Mourão (…) Mourão estreou-se como vice esta segunda-feira, a repetir que o Brasil herdou a “indolência” dos indígenas e a “malandragem” dos africanos. (…)"

Bolsonaro ganhou ontem a primeira volta no Brasil, com uma percentagem de 46%. Dia 28 de outubro existem novas eleições, contando também com o candidato Fernando Haddad. Encontrei também outro artigo muito interessante que revela-nos as propostas de cada candidato para diferentes assuntos. Ora vejam:

Jair Bolsonaro vs Fernando Haddad

"Insegurança
Bolsonaro: uma das soluções para a criminalidade no Brasil passa por permitir que o posse de arma de civis e investir "fortemente" na polícia, inclusive na militar.
Haddad: quer controlar as armas e munições, com "rastreamento" e com "rigorosa marcação". Sugere também a criação de Plano Nacional de Redução de Homicídios e um combate firme contra o tráfico de drogas, aliado à descriminalização do uso das mesmas.

Corrupção
Bolsonaro: volta a falar nos militares e pretende nomear "pelo menos 5 generais" como ministros no governo.
Haddad: quer mudar as escolhas dos elementos que constituem o Supremo Tribunal Federal de forma a conseguiu dar um papel mais preponderante à "sociedade civil organizada".
Economia
Bolsonaro: pretende reduzir em 20% o volume da dívida através de privatizações e venda de imóveis estatais (…) A nível social, quer aumentar salário mínimo.
Haddad: apresenta uma proposta mais abrangente, sugerindo a finalização de "obras inacabadas em todo o país, seleccionadas por importância estratégica regional" e uma reformulação do Estatuto do trabalho. (…) No programa social, ataca as linhas de crédito e pede "juros e prazo acessíveis" que procurem ir ao encontro das necessidades das famílias endividadas. Pretende também implementar um programa nacional de apoio às actividades da economia com vertente solidária.
Educação
Bolsonaro: propõe copiar modelos para a educação de países como o Japão, Taiwan e Coreia do Sul (…) Sugere ainda mais horas de ensino de "matemática, ciências e português, sem doutrinação e sexualização precoce".
Haddad: quer apostar nas políticas públicas para garantir o ensino "da creche à pós-graduação" a todos os brasileiros com um "novo padrão de financiamento" que visa atingir 10% do PIB dedicado à educação.  Quer ainda o ensino de  "políticas afirmativas" e de "valorização da diversidade" a partir de uma "perspectiva não-sexista, não-racista".
Saúde
Bolsonaro: quer criar a "carreira de médico de Estado", que ficarão situados nas áreas remotas e de difícil acesso do país.No programa de saúde, quer começar a incluir os profissionais de educação física (a sua área de formação) e criar ginásios exterior para combater a obesidade infantil.
Haddad: quer unir estados e municípios numa Rede de Especialidades Multiprofissional e regular e tributar contra o tabaco, sal, gordura, açúcares e agro-tóxicos (…) pretende criar uma espécie de ficha universal com o historial clínico dos pacientes e implantar um "sistema de regulação das filas" de espera nos hospitais."
Dia 28 o Brasil vai novamente votar e quando isso acontecer, quem ler este post, já vai saber um bocadinho ao que os candidatos se vão propor e era somente esse o meu objetivo: elucidar e alertar e não influenciar e fingir que sou uma especialista na área da politica. 

Volto a sublinhar que este post foi feito apenas sob pesquisa e não sob conhecimento profundo da questão na primeira pessoa, mas se houver alguém que viva atualmente no Brasil (ou seja brasileiro) e que queira dar o seu parecer, por favor, convido-vos a que o façam porque às vezes só existe um lado da história a ser passado através da imprensa.

E vocês, estão dentro das eleições no Brasil? Têm alguma opinião formada? 
O que acham dos candidatos?

12 comentários:

  1. Eu confesso que ando completamente à toa sobre este assunto :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal, não é algo que nos diga diretamente respeito mas faz sempre bem tentar saber do que tanto se fala e quando não se fala muito bem, melhor...

      Eliminar
  2. eu oiço muita coisa mas nunca me dei ao trabalho de ler nada. Obrigada por este post, ao menos fiquei com umas luzes sobre o que se anda a passar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, era mesmo esse o meu objetivo, elucidar minimamente, até porque até eu ainda estou nesse registo de me elucidar! :)

      Eliminar
  3. Confesso que tenho ouvido e lido sobre o assunto, mas não muito aprofundado. Uma das coisas que mais tenho ouvido é que o Bolsonaro é o Trump brasileiro, e que isso não pode ser bom. No entanto, independentemente de quem for para presidente, vai sempre afetar todos os outros países, principalmente se existirem pessoas com ideias alucinadas num cargo de tanto poder. A ver vamos como as coisas correm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é certo, seja lá quem for o vencedor, toda a gente vai ser minimamente afetada, nem que seja com o tipo de estratégias que forem usadas! Vamos lá ver :)

      Eliminar
  4. Tenho a minha opinião, mas não gosto de meter a foice em seara alheia... se o Brasil quer o Bolsonaro, é respeitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post serve mais para informar um bocadinho do que para expor a minha opinião pois também não a fiz. Trump também era um assunto que não nos dizia diretamente respeito mas também estamos a ver as coisas a acontecer; com o Brasil talvez seja o mesmo. Mas seja como for, que ganhe o melhor e que o Brasil se possa erguer!

      Eliminar
  5. Eu não conheço muito bem, mas acho que se o povo anda descontente (se bem que ganhou) é porque tem razões para tal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa balança que me põe na dúvida: andam super descontentes, #elenao, #elenao e afinal ganha a primeira volta… será assim tão mau? Vamos lá ver!

      Eliminar
  6. Isto é verdadeiramente assustador e pior é que não é assim tão improvável que ele ganhe. "Esterilização dos pobres"? Aonde é que vamos chegar?

    ResponderEliminar
  7. Sou brasileira e posso dizer que muitos de nós, a maioria, está farta de ter um país tão desorganizado como o que o PT nos apresentou nos últimos 14 anos. Não, os mais pobre continuam pobres, não há um sistema de saúde descente, nossas escolas públicas estão falidas e há muita gente sem emprego. Já deu. Pq não mudaram nesses 14 anos? Eles tiveram a chance de nos tornar uma potência e não o fizeram! Só roubaram dos cofres públicos! Um dos filhos do Lula era tratador de animais em um zoo. Ficou “ milionário” em poucos anos e se tornou sócio majoritário da JBS, uma empresa gigantesca aqui. Como isso? Vc sabe o quanto se trabalha para amealhar alguma coisa em vida: um carro, uma casa. Posso te garantir que esse cara não ficou rico trabalhando. E não é apenas o PT quem “come” o dinheiro dos cofres publicos, outros partidos tbm. A corrupcao sempre existiu, mas o PT institucionalizou-a. Poderia ter feito muito pelo meu país, mas não fez. Eu votei no Noldonaro sim, não tenho “político de estimação”, como tem quem defende o Lula. Se o Bolsonaro fizer merda, tiramos ele de lá, fora! Quero o melhor para minha gente, e testar um novo governo faz parte do processo democrático, tão apregoados por eles do PT. Aceitem e torçam por um país melhor.

    ResponderEliminar