Nunca gostei muito das publicidades sobre o Regresso às Aulas - lamento televisão portuguesa, eu continuo a mudar de canal! Fazia recordar-me, em miúda, que sim, a escola estava quase a chegar e nem sempre estava muito para aí virada. Com o passar do tempo o cheiro dos livros deixou de me agradar e de me suscitar curiosidade. [Eu sei que a moda é dizer "Ahhhh adorava o novo material escolar, os cheirinho dos livros, organizar tudinho para arrancar em grande, etc, etc]. Não passei a ficar desinteressada, comecei apenas a perceber que estava a navegar num mar demasiado grande; e porque digo isto? Porque eu não sabia o que queria ser "quando fosse grande" e sentia-me a naufragar porque nada me puxava verdadeiramente a não ser a disciplina Português - será que ainda é assim que a malta chama?
Perante este momento da minha vida e pensando que alguém irá ler este post e identificar-se, decidi dar-vos umas quantas dicas [que gostaria de ter lido na altura] para encarar este regresso às aulas de forma mais descontraída possível, mas também serve para o resto do ano!
1 - Assistir ao filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal": sendo uma eterna fã de Harry Potter, sabendo muito bem como funciona e como é aquele mundo tão fantástico e tão mágico, digo-vos que ver este primeiro filme vai ajudar-vos a ter mais vontade de voltar à escola e aos livros. Já nem falo da saga toda mas este primeiro livro/filme faz com que nos identifiquemos com a expetativa de voltar á escola ou de conhecer uma nova escola onde as dúvidas se seremos aceites começam, se tudo vai correr bem, se iremos conseguir acompanhar o ritmo… well, etc, etc, acho que pereceberam. vejam e inspirem-se!

2 - Pode custar mas organiza a tua nova rotina: aproveita estes últimos dias para organizares a tua vida. Sê e mostra-te responsável aos olhos dos teus pais para que eles te deem total liberdade de seres tu a decidir o teu horário. Lembra-te que é obrigatório ter tempo para os trabalhos de casa da mesma forma que é imperativo teres tempo de lazer! Tempo para praticar desporto ou simplesmente estares com os teus amigos que com certeza estarão no mesmo barco de dúvidas e incertezas que tu. Mas criar uma rotina vai ajudar-te a interiorizar e a desbravar caminhos que a curto, médio ou longo prazo, irás descobrir.
3 - Mente aberta sempre: não há nada que te faça sentir melhor do que seres tu próprio. Eu sei que podes ainda não saber disso, se calhar achas que tens de ser igual a A ou a B mas acredita que serás sempre mais feliz aceitando-te e sendo como realmente és porque ninguém nunca é igual a alguém mas existem pessoas muito semelhantes e com certeza vais encontrar alguém que partilhe os teus gostos e pensamentos. Não te anules mas também não ridicularizes que não for à tua semelhança. Não promovas nem aceites o Bullying!

4 - A escola é o teu trabalho: pagas contas como água, luz, gás? Ou alimentação? Não? Então significa que só tens um trabalho: a escola! Por isso, de tudo o que tens de fazer no teu dia-a-dia, é a ela que tens de te dedicar mais. Há dias que vais sentir que é um sacrifício (quem nunca?) mas tenta lutar contra isso; pensa que hoje em dia, uma pessoa com educação, é uma pessoa do futuro, uma pessoa do mundo, pronta para saber lidar com a História, com a diferença e uma pessoa com visão! Melhorar o mundo está sim nas tuas mãos, queres melhor trabalho que este?!
Em suma: leveza no espirito que tudo há-de correr bem! As coisas a seu tempo vão deixar de ficar tão confusas e incertas e vão entrar num ritmo certo: o vosso ritmo!