segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Como a falta de respeito é confundida com frontalidade


Hoje em dia toda a gente se auto-intitula de frontal. Está na moda dizer "Olá, sou a Rita, sou uma pessoa simpática, amiga dos seus amigos mas tudo o que tiver para dizer digo pois sou frontal" mesmo que isso signifique dizer à pessoa em questão "Não gosto de ti, não fales para mim, vai à m****, não vales nada, a ti nunca te respeitarei, és feia" etc, etc, etc. 

Na minha terra isto não é frontalidade; é falta de educação e imaturidade. Porque carga de água havemos de dizer tudo o que nos apetece e intitular-nos de pessoas frontais e transparentes? Vivemos num país onde aprendemos, desde crianças, a vivermos em sociedade; crescemos, estudamos, trabalhamos e vivemos rodeados de pessoas, ainda que diferentes de nós e é nossa opção dar-nos e identificar-nos mais com uns do que com outros. No entanto, creio - não, eu tenho mesmo a certeza -  que é nossa obrigação ser educado para qualquer um!

Acho tão feio o que se passa hoje no mundo... Toda a gente diz o quer, quando quer, sem olhar a consequências. Guardar para nós não é sinónimo de cinismo. É sinónimo de aprendizagem porque garanto-vos, a vida ensina-nos a estar calados também. Mas para além da vida, existe também o nosso lar, onde são transmitidos todos os valores básicos que fazem de nós a pessoa que somos. E eu não digo o que quero, quando quero, porque o silêncio também é uma arma poderosíssima e a educação é algo que prezo muito. Mais bondade e boa educação, gente, vá lá.

Ps: Para quem segue o SS6 irá com certeza perceber o contexto desta fotografia associada a este texto.  
E claro que adorei o resultado da gala de ontem ahahahh

10 comentários:

  1. "Guardar para nós não é sinónimo de cinismo. É sinónimo de aprendizagem..." Rita, guardarei esta frase comigo em momentos de maior stress. Este texto está cheio de sentido. Precisamos de pensar mais nisso. Parabéns.
    Bjs
    Andreia Moita

    ResponderEliminar
  2. Completamente verdade. Sermos frontais inclui boa educação e inclui sabermos respeitar o outro quando tem uma opinião diferente da nossa.
    Não vejo esse programa e não sei o que se passou, mas de certeza que foi algo que vemos todos os dias. Podemos não gostar de alguém, e ainda assim conviver com ela. Não precisamos de dizer ou desejar mal.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina ||
    FACEBOOK ||
    Croquis - Home Decor

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente e isso também é uma das coisas que mais me irrita, não devemos dizer tudo o que nos vem à cabeça, se não seríamos uns tolinhos mal criados, e tal como disseste, o não dizer tudo não significa ser cínico, só precisamos é de nos experessar da forma certa e no momento correcto!

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Estou completamente de acordo, hoje em dia a "frontalidade" de alguns é pura e simplesmente falta de respeito para com os outros e falta de educação.
    Também estou como tu A-D-O-R-E-I a gala de ontem :p

    ResponderEliminar
  5. Como eu costumo dizer, a tropa faz falta a muita gente xD entender o sentido de responsabilidade, disciplina, respeito e camaradagem... mas fora da tropa, faz falta umas boas palmadas a muita gente xD

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 100%, apesar de n ter visto o programa

    ResponderEliminar
  7. Não sigo esse programa, mas vou acompanhando nas redes sociais as polémicas. Estou farta dessa converseta de mascarar falta de educação alegando que é frontalidade.

    ResponderEliminar
  8. muito mal educados, muito bem expulsos!

    ResponderEliminar
  9. Subscrevo as tuas palavras.
    Pessoalmente fico logo de pé atrás quando ouço o tal "ai eu cá sou muito frontal" porque de acordo com a minha experiência normalmente são mal-educados que dizem isso.

    ResponderEliminar
  10. Adorei o facto de terem saido as 3 pessoas que menos valiam la dentro. E concordo contigo, muita gente confunde frontalidade com má educação e ser mau, e é uma pena. Confesso sou uma pessoa timida e muitas vezes criticada por quem nao me conhece bem, mas como eu digo e quem me conhece sabe, se tiver algo a dizer digo, mas também sei quando e melhor estar calada, porque as vezes nao é quem muito fala que acerta.

    ResponderEliminar