terça-feira, 4 de outubro de 2016

5# Roteiro para cinco dias em S. Miguel

E quando demos por nós... despertámos para o nosso último dia em S. Miguel, dia dedicado a visitar um pouco mais Ponta Delgada. Check out feito, malas no carro e seguimos para o dia mais relaxante deste roteiro.

Quinto dia

1 - Jardim António Borges

[Nota: No roteiro a que tivemos acesso foi-nos dada uma dica super importante a fim de poupar uns trocos: estacionar o carro no centro comercial "Parque Atlântico", que é gratuito (fizemos isso só de manhã porque à tarde, como era sábado, já não se pagava parquímetro).]

Quando chegámos ao Jardim António Borges, aberto ao público desde 1957, encontrámos um belo jardim botânico, com várias e diferentes árvores e flores, um lugar ideal para sentar e beber um café de forma relaxada - que foi o que fizemos.


Depois da manhã a vaguear por este jardim, seguimos para o almoço num restaurante igualmente aconselhado, onde tivemos de fazer reserva no dia anterior, O Galileu - obviamente, muito bom também!

2 - Ermida da Mãe de Deus

Se há coisa que Ponta Delgada tem, são igrejas e nós não visitámos todas mas fomos à Ermida da Mãe de Deus, que começou a ser construída em 1925 e só foi terminada em 1947 (porque em 1917 foi demolida como desculpa de ser um alvo dos alemães, durante a II Guerra Mundial). Neste local poderão ver uma paisagem sobre a cidade.


3 - Portas da Cidade

Chegando diretamente ao centro de Ponta Delgada deparamo-nos imediatamente com o ex libris da cidade, as Portas da Cidade, construídas em 1783 mas só se encontram na Praça de Gonçalo Velho Cabral desde 1952.


4 - Igreja Matriz de São Sebastião

Bem no centro da cidade está a Igreja Matriz de São Sebastião, construída no século XIX, com portas em estilo manuelino. Nós não entrámos dentro da Igreja, acabando por ficar num dos muitos cafés em frente a beber algo fresco já que os 26 graus na ilha equivale a um calor abrasador do continente.


[Nota: Se querem comprar recuerdos, não pensem que vai ser fácil fazerem a um sábado à tarde porque está tudo praticamente fechado. Apenas estavam abertas duas casas. Duas!]

5 - Forte de São Brás

Construído no século XVI, o Forte de São Brás tinha como finalidade defender a ilha dos ataques de piratas. Atualmente é um Museu Militar - nós visitámos apenas por fora.


Em jeito de despedida, escolhemos outro café e comemos um gelado, ao som da música que passava, a olhar para o oceano que se estendia à nossa frente, como se quiséssemos congelar o momento. Mas já eram horas. Horas de ir entregar o Fiat 500, horas de ir para o aeroporto. Horas de ir embora.


E assim chegou ao fim esta viagem a S. Miguel, a minha primeira vez nos Açores! É um destino que digo, com toda a certeza, ser obrigatória a sua visita e espero que este roteiro um dia vos possa ajudar! Espero que tenham gostado desta partilha que deu trabalho, não nego, mas que soube muito bem ver o seu resultado final.

Até à próxima viagem!

2 comentários:

  1. Essas fotografias ficaram absolutamente fantásticas e perfeitas,continuação de boa semana,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar