domingo, 2 de outubro de 2016

4# Roteiro para cinco dias em S. Miguel

O dia acordou novamente solarengo e mais uma vez, de biquíni e calções de banho na mochila, partimos em busca de mais umas águas quentinhas. Vamos lá começar o dia!

Quarto dia

1 - Parque Terra Nostra

Muito mais que termas, no Parque Terra Nostra vão encontrar um lugar com 12 hectares de uma grande variedade de vegetação de vários cantos do mundo, um lugar fabuloso para passear antes de se enfiarem dentro de águas de 39 graus. A água é altamente ferruginosa (cor de barro mesmo!) mas não deixem de se banhar por estas águas!

[Nota: Nós já chegámos ao Parque perto da hora de almoço, num dia de calor por isso não conseguimos estar muito tempo dentro de água. Optem por uma hora mais fresca.]


 Esta última fotografia é um dos lugares onde podem tomar banho!

[Nota: Não se esqueçam que mais vale mesmo usar um biquíni velho porque estas águas, mais que as outras, não perdoam no que toca a deixar um tom alaranjado na roupa. A entrada no Parque tem um valor de seis euros.]

2 - Povoação

Logo à saída do parque fomos buscar qualquer coisa para almoçar e decidimos parar na entrada de  Povoação, num miradouro que dava para ver toda a freguesia. Posso dizer que apesar de não termos talheres, foi dos melhores almoços que tive na ilha, exatamente pela espontaneidade do momento - e claro, da paisagem!


3 - Miradouro da Ponta da Madrugada

E eis que aqui (já no outra ponta da ilha) a estrada começa a ser... péssima. Muito por culpa das obras que estavam a decorrer, que percebemos que era efetivamente para melhorar os acessos. Mas não era isso que nos iria afetar o bom humor, por favor, até porque estávamos prestes a chegar a um miradouro muito bonito, bem tratado e cuidado - o Miradouro da Ponta da Madrugada que, por sua vez, estava cheio de gente a piquenicar!


4 - Miradouro Ponta do Sossego

Este foi um dos miradouros mais bonitos para mim, o Miradouro Ponta do Sossego, logo a seguir ao Miradouro da Ponta da Madrugada. Espaçoso, limpo, florido (cheio, cheio de Hortênsias)... Enfim. É difícil de descrever algo que guardamos com muito carinho na nossa memória e é bom poder traduzi-las em fotografias.


5 - Farol do Arnel

Foi a caminhada mais sofredora para mim, para chegar ao Farol do Arnel. Cerca de meio quilómetro com uma inclinação super mas super acentuada! E digo que foi sofredora para mim porquê? Porque não quis arriscar em descer com o carro (não era um carro meu e se o carro não travasse ou deslizasse por alguma razão... não, o risco era demasiado grande), o qual o maluco (é mesmo maluco!) do meu namorado desceu de rabinho bem sentado. A descida custa muito porque vamos sempre a fazer grande força para travar mas a subida... eu nem vos digo nem vos conto. Pensem bem se são assim tão fãs de faróis, ou se vos chega ver cá de cima - nas fotografias abaixo dou-vos as duas perspetivas.


6 - Vareda do Pesqueiro

Ainda a recuperar força e energia passámos por mais um miradouro, situado num lugar chamado Lombadinha, lugar esse onde as Tropas Liberais desembarcaram em 1831 a fim de libertar a ilha do domínio absolutista.  Aqui é possível fazer uma caminhada de 4.600 metros (para cá e para lá) em terreno íngreme (obviamente nem tentámos!).


7 - Ermida de Nossa Senhora da Paz

Por esta altura o sol já estava a querer despedir-se mas foi ainda com boa luz que chegámos e adorámos a vista em Ermida de Nossa Senhora da Paz. Obviamente que depois do que penei para descer e subir do Farol do Arnel, que não subi as escadas mas acabou por ser igualmente bom descansar com vista para Vila Franca do Campo e o seu ilhéu.


Daqui saímos diretamente do hotel onde fomos ainda espreitar a piscina mas já fazia frio para nos enfiarmos dentro dela. Pelo menos chegámos a horas decentes de tomar banho e descansar o corpo para nos prepararmos para a barrigada que viria a seguir, ao jantar. 
Jantámos no restaurante Taberna Saca Rolhas e aconselho vivamente a fazerem marcação porque podem não ser tão sortudos como nós que ficámos com a única mesa livre. E aconselho realmente que lhe façam uma visita sabem porquê? Vou deixar-vos uma amostra do porquê.


Depois disto, façam uma caminhada por Ponta Delgada (que estava cheia, cheia de gente, devo dizer) como nós e garanto-vos que quando chegarem à cama irão dormir como um bebé!

E a viagem já está a chegar ao fim. Até ao último dia do roteiro, pessoal!

6 comentários:

  1. Eu adorei visitar esse parque, mas não experimentei a água.

    ResponderEliminar
  2. S. Miguel é um sitio lindo :)

    Beijinho ♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. As fotos deixam-me deliciada :)
    r: ahah querias o verão até ao final do ano? xD

    ResponderEliminar
  4. Encantei-me pelas vistas . As fotografias são lindas

    ResponderEliminar
  5. Lindas e magníficas fotografias,que locais mais encantadores!! Gostei bastante da tua publicação,boa semana para ti,beijinhos fofinhos!!

    ResponderEliminar
  6. Que fotografias lindas!
    Deve ter sido uma viagem mesmo maravilhosa!

    ResponderEliminar