domingo, 29 de maio de 2016

Que cena é esta das manifestações por causa dos colégios privados?

Esperem lá a ver se eu consigo perceber porque tenho tentado não perder o meu tempo com isto mas está-me a querer parecer que é impossível.
As pessoas têm andado a manifestar-se porque o Governo vai cortar o financiamento a colégios privados e alguns alunos terão que sair e os pais exibem cartazes a dizer algo como 'Deixem o meu filho estudar na escola que eu escolhi'? É isto, amigos? É mesmo isto que se anda a passar?

É que se for, por favor, não tomam mais do nosso tempo, ganhem vergonha na cara, querem o filho num colégio privado, com certeza, com todo o direito mas com investimento em absoluto do vosso bolso! Para além de isto ser um atentado ao grau de ridículo mais elevado, é uma grande falta de respeito para com a classe de professores que lecionam e sempre lecionaram no público, esmagadora maioria muito bons profissionais que se dedicam no máximo, dentro das suas possiblidades e forças para educar e formar os futuros adultos do mundo.

Fora que esta manifestação, mais grave do que ser ridícula, é muito mas muito preconceituosa. Pais que até fazem manifestações para os filhos não serem transferidos para as escolas públicas...? Preconceito, puro e duro e isto é gravíssimo! Da escola primária ao ensino secundário sempre estive em escolas públicas. Não tive a vida facilitada, pois não, mas não deixei de aprender várias coisas que me formaram (também) enquanto pessoa. Na faculdade fui para uma privada porque entrei longe de casa e assim os meus pais preferiram. Se sou mais ou menos porque estudei aqui ou ali...?
Senhores pais (descabidos, egoístas, mesquinhos) ganhem juízo, não percam tempo em manifs, percam tempo é em formar um cidadão do mundo. Para o mundo.




11 comentários:

  1. Também não consigo perceber isto... Se querem direito de escolha é fácil pagam

    ResponderEliminar
  2. Eu andei em escolas privadas e se tivesse filhos, ia ser uma opção a ponderar. Mas nunca me passaria pela cabeça estar à espera que o Estado me ajudasse a pagar um colégio. O Estado põe à nossa disposição escolas públicas, se não elas escolhemos, então temos de pagar e ponto final

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto da imagem que diz que escolhe uma escola de qualidade... coitados. Nem sei que diga.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho-me mantido à parte disso... são coisas que me cansam. Nem merecem comentários...

    ResponderEliminar
  5. Creio que, por vezes, é preciso tomarmos algum conhecimento dos factos para podermos opinar. A questão aqui é que os mesmo pais que querem colocar os filhos nas escolas privadas, não só pagam as mensalidades devidas da escola onde os filhos andam, como os impostos destinados à preservação das escolas públicas. Ou seja, pagam a dobrar. Se não houver apoio do estado (o que, na maioria das escolas privada já não havia) imagine o que ia acontecer. Além disso, o ultimato do governo, não foi apenas para cortarem os apoios, foi também para fecharem alguns dos colégios privados por "tirarem protagonismo" ao ensino público. Ainda acha que as manifestações são em vão? Se sim, estou em pleno disacordo.

    ResponderEliminar
  6. Não posso estar mais de acordo contigo!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ninguém impede as mães e o pais de escolher a escola que querem para os filhos, mas então se querem uma escola privada que paguem por isso. E acho pavoroso, acharem que as escolas publicas não servem para os filhos.

    ResponderEliminar
  8. Eu andei numa instituição que infelizmente está a passar por esta situação, e acho que a informação que aqui passas não é a mais correta. Penso que deverias te informar primeiro! As escolas que agora estão a ser alvo de cortes de financiamento por parte do Estado foram sim escolas privadas, FORAM. Com um contrato com o Estado estabelecido deixam de o ser em certa parte. Durante muito tempo o Estado não teve poder financeiro para criar rede pública escolar para acolher os vários alunos e por isso precisou de estabelecer parcerias. É certo que atualmente, algumas destas parcerias deixam de fazer sentido pela oferta publica já existir na zona, mas há outras que não é bem assim.
    Infelizmente as pessoas não estão devidamente informadas quanto a esta questão o que é lamentável. Desprezam sem conhecimento de causa.

    ResponderEliminar
  9. concordo plenamente, estes argumentozinhos ...

    ResponderEliminar