quarta-feira, 11 de maio de 2016

O Pectus Excavatum de Carolina Patrocínio


Foram tantas as vezes que a Carolina Patrocínio caiu nas más graças das redes sociais por quase todos os motivos e mais algum (por treinar, por treinar demasiado, por treinar enquanto estava grávida, por treinar logo depois de ser mãe, por usar saias quando tem pernas arqueadas, por usar decotes, por...).

Novamente atacada por causa do vestido (vá, do decote, quem é que eu quero enganar!) que usou no casamento da sua irmã mais nova, Rita Ferro Rodrigues saiu em sua defesa num texto publicado na plataforma CAPAZES, onde partilho convosco a fim de desmistificar o decote de Carolina:

"Carol perdoa-lhes: acham que podem observar constantemente o teu corpo como se de um animal raro se tratasse. Acham que o corpo é del@s não teu, percebes? Não compreendem a mulher feliz, livre e cheia de auto-estima que és. Isso dá-lhes cabo da cabeça. 

Carol perdoa-lhes: acham que podem opinar sobre o teu decote, sobre o teu peito. Acham que têm o direito de te dizer o que podes ou não vestir #nomeudecotemandoeu
Nem sequer sabem que o que fazes (vestir o que queres sem qualquer complexo) é tão libertador  para outras mulheres e homens  que tal como tu, nasceram com Pectus Excavatum (deformidade do tórax e osso esterno caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do tórax). Não sabem que casos  brandos desta deformação originam apenas um problema estético, mas nos mais graves, a deformidade pode provocar a falência de funções cardíacas e respiratórias.  Não é o teu caso. Não sabem que muitas pessoas que sofrem desta condição, especialmente jovens, sofrem de bullying social e evitam despir-se, ir à praia, usar decotes, etc. 

El@s não sabem Carol, estão preocupados em julgar e em agredir. Não têm a tua grandeza. Ficam incomodados com a tua auto-estima. Carol, perdoa-lhes: acham que o facto de trabalhares em televisão e de estares mais exposta lhes dá o direito de vomitar agressões e insultos. Agora, querida Carol, aqui vai o que el@s também não sabem mas que tod@s nós que temos a alegria de te ter na nossa vida sabemos:
  • És uma mulher linda por dentro e por fora, com um sorriso que nos desarma pela sua malandrice.
  • És uma colega valorosa e solidária, sempre pronta a trabalhar, inteligente e despachada.
  • És uma atleta extraordinária que nos motiva a tod@s a treinar, pelo teu exemplo de saúde (uma determinação que nada tem a ver com vaidade, mas lá está… El@s não sabem).
  • És uma mãe muito presente, cheia de amor e de luz, convicta em educar crianças  fortes e independentes como tu.
  • És  consciente do privilégio  que tens por teres nascido numa família que te ama e te ajudará sempre que precisares, mas nem por isso deixas de te preocupar e de ajudar aqueles que, ao contrário de ti, nasceram com menos oportunidades.
  • Por isso Carol… perdoa–lhes, sim? Mas um dia destes… manda-@s  a tod@s à merda, pode ser?
E continua a ser forte e feliz como és." 

Nunca critiquei o decote, o peso, o bronze, o tipo de treino ou o que quer que fosse da Carolina mas sem dúvida que sai de um buraco chamado ignorância!

10 comentários:

  1. Posso ser sincera? O vestido não lhe favorece muito, mas todos deviam ser como ela e vestir o que lhe apetece sem "vergonha". Também não era preciso tantas más línguas.

    ResponderEliminar
  2. Nunca percebi porque perseguem a rapariga desenfreadamente: ela adora fazer exercício e obviamente que foi acompanhada durante a gravidez -_- Rebaixarem-na por tudo e por nada, ainda por cima por causa do raio de um decote, é por demais. Até parece um crime tudo o que ela faz, francamente. Já a deixavam em paz.

    ResponderEliminar
  3. eu pessoalmente não gosto de ver. mas nao gosto de ver pessoas demasiado musculadas. mas que raio tenho eu a ver com isso?! ela veste o que quiser o que lhe fizer sentir bem! não percebo tanto drama...

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Finalmente alguém arruma num canto as pessoas que passam a vida a criticar a Carolina. Não sou admiradora dela, nem tenho nenhum fascínio por ela, mas a verdade é que ela é criticada por tudo e por nada. Temos de aceitar mais aquilo que os outros são e fazem (:

    ResponderEliminar
  5. A única observação que posso fazer à foto é que o vestido é muito feio. Mas, vá lá, a Carolina tem um corpo de babar. Pode não ser o que a maioria das mulheres desejam mas lá que o corpão é maravilhoso, é!

    ResponderEliminar
  6. Uma grande lição de auto-estima que a Carolina nos dá ao assumir o seu corpo como é.

    ResponderEliminar
  7. O titulo fez-me lembrar o Harry Potter xP só eu mesmo xD

    ResponderEliminar
  8. Eu vi a foto mal saiu e disse logo ao namorado: aposto que vão criticar...
    As mentes pequenininha.....

    ResponderEliminar
  9. Também não sabia metade do que li, mas eu também faço parte do grupo dos admiradores da Carolina. Acho-a fantástica e um exemplo porque se aceita e é determinada nas duas convicções.
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Comecei a pesquisar sobre pectus porque minha filhinha de sete anos tem o mesmo problema e já está sofrendo com o preconceito achei lindo essa mulher se verstir como todas as outras como se não se importasse com a opiniao das outras pessoas é isso que quero passar para minha filha

    ResponderEliminar